UEFA REGIONS CUP
Jornada 2
AF LISBOA “KOLOS” CHERVEN
Ao Intervalo: 1 – 0
Marcadores: 1-0 David Cardoso (19 m GP); 2-0 André Oliveira (59 m)
NA LUTA PELO APURAMENTO
Vitória incontestável da AF Lisboa sobre a equipa Bielorussa, com domínio absoluto da nossa equipa em todos os momentos do jogo. Nem o contratempo a caminho do intervalo com a expulsão do guarda-redes Tomás Foles abanou a equipa. A seleção mostrou uma enorme solidariedade e capacidade de superação, frente a uma equipa muito complicada de bater. André Oliveira fez um golo de levantar qualquer estádio no mundo.
A AF Lisboa voltou a entrar muito bem no jogo e assumiu por completo o controlo do mesmo a partir dos 15 minutos. O primeiro aviso português apareceu com um remate de meia distância logo aos três minutos de jogo, por intermédio de Ivo Dias, defendido pelo guarda-redes Bielorusso Sianuk, que até ao primeiro remate à baliza de Tomás Foles, fez mais duas boas intervenções.
Um remate ao poste de Claúdio Carvalho aos 13 minutos, na sequência de um cruzamento da direita, foi um sério aviso para o que se passaria a seguir. Vítor Martins sofreu falta dentro da área, foi assinalada uma grande penalidade que David Cardoso converteu aos 19 minutos, fazendo o seu segundo golo na prova
O único sinal de perigo do “kolos” Cherven aconteceu à passagem dos 21 minutos, na transformação de um livre direto que Tomás Foles defendeu.
Tudo corria bem, até à expulsão do guarda-redes português, por no entender do árbitro austríaco, ter tocada a bola com o braço fora da área. Um contratempo para Marco Guerreiro que retirou de campo Leo Mofreita e lançou o guarda redes Rodrigo Dias.
Os Bielorussos não aproveitaram a vantagem numérica e também ficaram reduzidos a dez elementos, aos 35 minutos, por falta grosseira de Tsiareshka sobre Rodrigo Pinto. Nos instantes finais da primeira parte, Claúdio Carvalho ainda viu uma bola ser devolvida pela trave.
Após o intervalo, a seleção da AF Lisboa voltou a entrar melhor no jogo. Aos 55 minutos, Rodrigo Pinto na sequência de um pontapé de canto, cabeceou à malha lateral, criando a primeira situação de golo no segundo tempo.
O momento do jogo aconteceu aos 59 minutos, quando André Oliveira marcou um golo de levantar qualquer estádio no mundo. Remate a mais de trinta metros de pé esquerdo, deixando o guarda-redes bielorusso pregado ao chão, com a bola a “limpar as teias de aranha” no ângulo superior direito da baliza defendida por Sianiuk. Um golaço!
Até ao final, a Seleção da AF Lisboa controlou sempre o jogo, podendo ter mesmo ampliado o resultado em mais de uma ocasião.
No outro jogo do dia, os turcos do Kayseri venceram os Finlandeses do Tampere por 2-1.
Esta fase intermédia da UEFA Regions CUP termina na próxima terça-feira com os dois jogos à mesma hora – 12h30m em Lisboa -: “Kolos” Cheven (BLR) – Tampere (FIN) e ADF Lisboa – Kaysery. Todas as equipas estão empatadas com 3 pontos. O cenário perfeito para a seleção da AF Lisboa ganhar este grupo seria a vitória sobre o Kayseri e o empate entre as duas outras equipas, ou a vitória da equipa bielorussa. O primeiro critério de desempate é o confronto direto entre as equipas.
Apenas o primeiro classificado participará na fase final da competição no mês de Junho, em local ainda a designar pela UEFA.
FICHA TÉCNICA
Yil Stadi – Istambul
AF Lisboa: Tomás Foles; Vítor Martins; André Oliveira; Ivo Dias; Maurício Antunes; Miguel Barros (Bruno Oliveira); Claúdio Carvalho; David Cardoso (cap) (Afonso Henriques); Renato Martins (Bruno Martins); Leandro Mofreita (Rodrigo Dias) e Rodrigo Pinto
Treinador: Marco Guerreiro
“Kolos” Cherven (BLR): Sianiuk; Malochka; Tsiareshka; Ivashkin (cap); Hryniuk (Chysty); Vashchynin; Radkevich (Ulasau); Semkin (Kireyev); Paliashchuk e Lizunou (Shadurka).
Treinador: Yury Puntus
Equipa de Arbitragem: Walter Altmann (AUT) ; Santino Schreiner (AUT) Furkan Urun (TUR); 4º Árbitro: Çagdas Altay (TUR)