A Seleção Sénior da Associação de Futebol de Lisboa partiu nesta segunda-feira para Helsínquia, Finlândia, onde vai disputar a Fase Intermédia da UEFA Regions Cup, a Liga dos Campeões do futebol não profissional.
A nossa Seleção está presente nesta prova depois de ter conquistado a Taça das Regiões no passado mês de março.
António Silva, vice-presidente da AFL, falou antes da partida: “Partimos para a Finlândia com um grande sentido de responsabilidade e com uma enorme vontade de cumprirmos a nossa missão de honrar a Associação de Futebol de Lisboa e conseguir o melhor resultado possível, que esperamos que seja a passagem à Fase Final. A preparação para esta prova teve diversas dificuldades, logo a começar pela data de realização que dificultou a escolha de jogadores e toda a questão logística. Contudo, não nos vamos refugiar nessas questões e iremos, certamente, deixar uma imagem tão grandiosa como a Associação que representamos. Quero agradecer a todos os jogadores e clubes que se predispuseram a ajudar a AFL na preparação e participação nesta prova. Não posso também deixar de transmitir uma mensagem de confiança a todos os atletas e staff”.
Marco Guerreiro, selecionador da AFL, também deu o mote para esta competição: “Nestas duas semanas de preparação procurámos aumentar os índices físicos e de confiança dos jogadores e naturalmente trabalhar os princípios de jogo da equipa, pese embora seja difícil fazê-lo apenas com 16/17 jogadores por treino. Este é um contexto muito difícil pela altura da época em que ocorre, mas vamos para a competição com a mesma ambição de sempre e com a responsabilidade de honrar a nossa história. Vamos ter pela frente adversários que vão estar com alguma vantagem, pois ainda se encontram em competição e terão naturalmente muito mais ritmo competitivo que nós. Acreditamos, no entanto, que a nossa experiência e resiliência nos vão ajudar a superar as dificuldades com que nos vamos deparar. A união do grupo dá-nos essa garantia”.
João Job, capitão da nossa seleção, afirmou: “O grupo encontra-se muito motivado, sendo um orgulho para todos representar a Associação de Futebol de Lisboa numa competição tão importante como a UEFA Regions Cup, tendo como objetivo claro a passagem à fase final. Porém, sabemos das dificuldades que vamos encontrar, com outras seleções bem preparadas e algumas delas a meio da época, sendo que a nossa seleção se encontra com duas semanas de treinos e com alguns jogadores impossibilitados de participar devido a ser um período de férias. Mas isso será certamente mais um fator de motivação e não tenho dúvidas de que daremos a melhor resposta na Finlândia e elevaremos uma vez mais o nome da Associação e consequentemente de Portugal”.
A nossa Seleção entra em campo na quarta-feira, dia 31, pelas 11h, no Myyrmaki Stadium, em Vantaa, frente à Arthurian League (Inglaterra), depois enfrenta a Seleção Amadora da Letónia no sábado, dia 03, pelas 10h, no mesmo local. A participação nesta Fase Intermédia fica fechada na terça-feira, dia 03, pelas 15h30, com um jogo também no Myyrmaki Stadium frente aos finlandeses do Lansi-Vantaan Ylpeys. O vencedor deste grupo da Fase Intermédia qualifica-se para a Fase Final da UEFA Regions Cup. As horas indicadas são as de Portugal Continental e todos os jogos serão transmitidos através do Futebol Online, isto depois da parceria estabelecida entre a Página e a Associação de Futebol de Lisboa.
A comitiva da AF Lisboa é composta por:
Jogadores:
1 – David Tomás (SG Sacavenense)
2 – Vítor Martins ‘Bitó’ (AC Malveira)
3 – Arian Semedo (GDU Ericeirense)
4 – João Job (SG Sacavenense) – capitão
5 – Deritson Lopes (Clube Oriental Lisboa)
6 – ‘Mica’ Simão (Clube Futebol Benfica)
7 – Francisco Bastos (Clube Futebol Benfica)
8 – Henrique Oliveira (CD Olivais Moscavide)
9 – Bruno ‘Botas’ (CF Os Belenenses)
10 – Afonso Henriques (Clube Futebol Benfica)
11 – Juan Saldarriaga (CF Os Belenenses)
12 – Mauro Barbosa (Clube Oriental Lisboa)
13 – João ‘Palhinha’ (SC Lourinhanense)
14 – ‘Sebas’ Kiala (Clube Futebol Benfica)
15 – Rodrigo Prior (GS Loures)
16 – Diogo Silva (SG Sacavenense)
17 – Kevin Steinert (União Mucifalense)
18 – Paulo Gavino (Real SC)
Staff:
António Silva, vice-presidente da AFL
Marco Guerreiro, selecionador
Álvaro Tomás, treinador adjunto
Tiago Freixo, treinador adjunto
André Teixeira, médico
Carlos Correia, fisioterapeuta
Duarte Pedro, team manager
Fernando Dores, técnico de equipamentos