Balanço Fase Final Taça Regiões

A Seleção Sénior da Associação de Futebol de Lisboa venceu pela segunda vez consecutiva a Taça das Regiões e garantiu o acesso à UEFA Regions Cup da próxima temporada. Será mais uma presença da nossa Seleção na Liga dos Campeões do Futebol Amador. A Fase Final desta Taça das Regiões decorreu em Castelo Branco.

No primeiro jogo, dia 29 de fevereiro, a equipa às ordens de Marco Guerreiro empatou 1-1 (marcou Edney Ribeiro) diante da AF Viseu. No dia seguinte, a nossa Seleção folgou e assistiu à vitória da AF Viseu sobre a AF Madeira, por 1-0.

Com isto, no dia 02 de março, a AF Lisboa sabia que só a vitória interessava para carimbar o acesso à Final da Taça das Regiões. O triunfo por um golo de diferença atirava as decisões para o critério de desempate disciplinar (com a nossa Seleção em vantagem antes do jogo) e uma vitória por dois ou mais golos de diferença dava automaticamente a passagem.

Desde o início do jogo diante da AF Madeira que a nossa Seleção impôs o seu jogo em busca do golo. Foi com naturalidade que o resultado apareceu e terminou em 2-0 (marcaram Edney Ribeiro e João Job).

Na final, a 03 de março, tivemos pela frente a AF Braga (venceu grupo com AF Setúbal e AF Castelo Branco) e o golo de Arian Semedo foi suficiente para erguermos o troféu pela segunda vez consecutiva, a terceira no total.

Os trabalhos da nossa Seleção, tendo em vista a UEFA Regions Cup regressam na próxima temporada. Na Ronda Intermédia, a AF Lisboa vai medir forças com as seleções representativas de Inglaterra, Finlândia e Letónia. O local onde decorrerá esta fase ainda não foi oficializado, mas existem conversações para que decorra na Finlândia.

Discurso Direto:

Marco Guerreiro, selecionador: “Esta participação na Taça das Regiões antevia-se muito difícil, por se tratar, acima de tudo, de um processo de renovação da Seleção, com a saída de alguns atletas que tinham sido fundamentais no nosso trajeto. Também pelas dificuldades em treinar e em convocar atletas, quer pela renúncia à seleção, quer por situações que nos foram sendo alheias e que tivemos de encontrar soluções para as mesmas. Foi um caminho muito difícil e que tinha tudo para correr mal. Mas, porque há sempre um mas, que é aquilo que nós, enquanto equipa técnica, controlamos, fizemos das dificuldades as nossas forças e conseguimos reunir um grupo de Homens fantásticos, que se alinharam com as nossas ideias e ideais e deram uma resposta cabal a tudo o que nos foi acontecendo e que culminou com a conquista da terceira Taça das Regiões. Uma conquista que é acima de tudo deste grupo de trabalho (Staff e jogadores) e respetivas famílias, mas também dos seus Clubes, dos seus treinadores, staff e colegas de equipa. A todos, o nosso encarecido agradecimento, pois tem sido fundamental para este sucesso. Pessoalmente e porque “não há duas, sem três”, estou imensuravelmente grato por tamanho feito, por ter esta oportunidade de retribuir a aposta e confiança em mim, com trabalho, competência e resultados, que ficam na História da AFL e das suas gentes. E quanto a isso não há dúvidas de que o que tem sido feito, o que tem sido construído, é inegavelmente fruto da competência e envolvimento de muita gente boa que me tem apoiado e acompanhado, nomeadamente o Presidente Nuno Lobo, os Vice-Presidente António Silva e José M. Rodrigues, os meus colegas de equipa, Álvaro, Pedro e Tiago, o Carlos e o Jorge, o Armindo e o Fernando, o Marco Ferreira da Comunicação da AFL, o Hugo Rodrigues, bem como e, principalmente, os enormes jogadores que temos tido a sorte de escolher. A todos, manifestar a minha eterna gratidão. Agora é começar a pensar na melhor forma de nos prepararmos para a Fase Intermédia da UEFA Regions Cup, que se jogará entre Outubro e Dezembro de 2024, em data ainda por anunciar pela UEFA”.

António Silva, vice-presidente: “Quando partimos para esta competição tínhamos objetivos bem claros. Primeiro estar na final e depois vencer a competição. Felizmente, fruto de um trabalho impressionante de toda a equipa técnica e jogadores, conseguimos revalidar o título e vamos marcar novamente presença na UEFA Regions Cup. Não posso deixar de enaltecer mais uma vez o empenho e dedicação de toda a comitiva (jogadores, Marco Guerreiro, Álvaro Tomás, Pedro Calheiros, Tiago Freixo, Carlos Correia, Fernando Dores, Armindo Domingues e Jorge Monteiro) em prol da Associação de Futebol de Lisboa. Esta edição da Taça das Regiões ficou marcada por diversos constrangimentos na preparação, mas conseguimos dar a volta por cima. Isto porque nunca baixámos os braços e fizemos forças do que poderiam ser fraquezas. Não posso deixar de relevar todos os jogadores que estiveram na Fase Zonal e os Clubes que cederam jogadores nestas duas fases. Um agradecimento também à AF Castelo Branco e à FPF pela exímia organização da prova. A nossa missão não termina aqui, queremos melhorar o que fizemos na última edição da UEFA Regions Cup”.

A comitiva da AF Lisboa foi composta por:
Jogadores:
1 – Rodrigo Dias (Interoeste FC)
2 – João Afonso (CF Benfica)
3 – Arian Semedo (UA Povoense)
4 – João Job (SG Sacavenense)
5 – Francisco Dias (UA Povoense)
6 – André Silva (Interoeste FC)
7 – Jhonatan Silva (AC Cacém)
8 – Henrique Oliveira (GDU Ericeirense)
9 – Edney Ribeiro (Interoeste FC)
10 – Renato Martins (CF Benfica)
11 – Juan Saldarriaga (CF Os Belenenses)
12 – David Tomás (SG Sacavenense)
13 – Christian Mate (Interoeste FC)
14 – Afonso Henriques (CF Benfica)
15 – Micael Simão (CF Benfica)
16 – Guilherme Soças (AC Cacém)
17 – Rivelino Sousa (CF Benfica)
18 – Gonçalo Canhoto (SG Sacavenense)
19 – Victor Fati (GS Loures)
20 – Vítor Martins (UA Povoense)

Staff:
António Silva, vice-presidente AFL e chefe de comitiva
Marco Guerreiro, selecionador
Álvaro Tomás, adjunto
Pedro Calheiros, adjunto
Tiago Freixo, adjunto
Carlos Correia, responsável clínico
Fernando Dores, técnico de equipamentos