A ação de formação “Distrital: Presente e Futuro do Futebol e Futsal”, organizada pela Associação de Futebol de Lisboa, contou com 130 participantes, sendo um tremendo sucesso numa tarde/noite onde se discutiram temas da atualidade e onde se projetou o futuro. Um debate formativo que esgotou rapidamente e que foi mais um exemplo das sessões de qualidade organizadas pela AFL.
A sessão começou com um discurso inaugural de Nuno Lobo, presidente da AF Lisboa. Depois seguiu-se uma riquíssima mesa redonda com a temática “Arbitragem AFL: Da Formação aos Seniores”, que contou com Luís Estrela, presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, Miguel Castilho, árbitro internacional filiado na AFL, e também com Pedro Fragoso, membro do Gabinete Técnico de Futsal do Conselho de Arbitragem da AFL.
No segundo painel, foi a vez do presidente da AFL ser preletor com Marco Guerreiro, selecionador sénior e coordenador da AFL. Em cima da mesa esteve o tema “Seleção Sénior AFL: Projeto Europeu ‘UEFA Regions Cup'”.
Depois de um ligeiro intervalo, a mesa de debate cingiu-se ao tema “Futebol e Futsal Amadores: Desporto de Homens e Mulheres”. Sentaram-se em debate José Carlos Loureiro, vice-presidente da AFL, e Nuno Cristóvão, coordenador técnico do SCU Torreense.
O último tema em debate foi “Futebol Amador e Redes Sociais” e contou com os contributos de Marco Ferreira, Gabinete de Comunicação da AFL, Hugo Rodrigues, fundador do Futebol Online, e João Matos Reis, comentador desportivo.
Toda a sessão foi moderada por Hugo Rodrigues e Carlos Correia, responsável clínico da AFL.
De referir também que a escola de dança Oficina d’arte abrilhantou esta formação com vários momentos performativos.
Esta formação, que se realizou neste sábado no Auditório do Valejas AC (Queluz), teve certificação do IPDJ e da UEFA, contribuindo com 0,8 UC’s para revalidação do TPTD e com 04h para as revalidações de licenças UEFA.
A AFL agradece ao Valejas AC pela colaboração na realização desta formação.