Nº8 – Fevereiro 2022

Editorial

Nuno Lobo

Aposta ganha

Decorria o mês de outubro no ano de 2017, germinava a “AFL Magazine”, um projeto editorial da Associação de Futebol de Lisboa, cujo princípio primeiro que lhe estava subjacente passava por colmatar uma lacuna em termos daquilo que é o relacionamento entre a AFL, os seus clubes filiados e todos aqueles que se interessam pela atividade desenvolvida, nas várias áreas que nos estão entregues. Para além, claro está, das outras ferramentas que disponibilizamos através do mundo virtual.

Volvidos quatro anos e três meses após o lançamento do primeiro número da “AFL Magazine”, o estimado leitor tem nas mãos a sua oitava edição, num trabalho de excelente qualidade, não só de conteúdos, mas também ao nível da produção gráfica, na linha do verificado nas anteriores, que engrandece todos aqueles que são os protagonistas do futebol, futsal e futebol de praia, na área de jurisdição da nossa Associação.

E não fora a pandemia Covid-19 e os constrangimentos causados pelo malfadado vírus no decurso normal das nossas competições, levando mesmo à sua interrupção, certamente que o número de edições da “AFL Magazine” já tinha sido bem mais expressivo.

Ao longo dos vários números editados, temos dado à estampa e relevado aquilo que são os feitos alcançados pelos nossos clubes filiados, seja no âmbito distrital como nacional. E que felizmente têm sido muitos, numa evidência clara da sua superioridade e da hegemonia que, ano após ano, se vai acentuando.

Porque temos os melhores. Os mais capazes. Os que fazem a diferença. Porque somos Lisboa! Demos e pretendemos continuar a dar a conhecer muitas daquelas e daqueles que, de forma anónima, são o suporte diretivo e alavanca da promoção da prática desportiva no contexto das localidades em que estão inseridos: os dirigentes dos nossos clubes. Para além da opinião sapiente de vários colunistas, de reconhecido prestígio e acima de tudo credibilidade no meio desportivo nacional. Entre muitas outras rubricas.

Mas porque a arbitragem é uma área imprescindível para que a bola role nos campos, pavilhões e na areia, nesta “AFL Magazine” tem a oportunidade de melhor se familiarizar com aqueles que são os nossos árbitros internacionais, os seus percursos, as suas ambições ou conhecer aquele que é o centro de treinos para árbitros assistentes, pioneiro no nosso país. Um destaque merecido e há muito justificado.

Em suma, queremos e estamos certos de que paulatinamente essa será uma realidade insofismável, que a “AFL Magazine” seja uma publicação de referência no seio da família da Associação de Futebol de Lisboa, na certeza de que continuadamente iremos trabalhar no sentido de estar ainda mais próximos dos nossos clubes filiados e sempre com o firme objetivo de criarmos valor junto de todos quantos nos acompanham.

Uma palavra final de reconhecimento e incentivo a todos os dirigentes dos nossos clubes filiados pela tenacidade e muita coragem que têm demonstrado nos tempos adversos com os quais ainda estamos confrontados. Autênticos heróis numa batalha que gradualmente nos está a conduzir ao desfecho que todos desejamos.

Contamos com todos! Podem contar connosco!

Nuno Lobo

Presidente da Direção da AFL