Mais uma aula prática do Curso de Árbitros

Foi sob o comando e direção da dupla de ex-árbitros e coordenadores do curso de árbitros, Adriana Correia e Carlos Espadinha, que decorreu mais uma aula prática, no campo da Academia Militar em Lisboa.

Depois de dias e dias a chover, o dia de sábado trouxe o sol. Debaixo de bom tempo, os aspirantes a árbitros foram executando os exercícios em grupo ou individualmente, dentro do campo, em diversas estações espalhados pelo recinto de jogo.

A acompanhar a dupla de coordenadores em campo, encontravam-se também ali a apoiar o treino um conjunto de 8 elementos, entre árbitros e observadores de árbitros que auxiliavam os candidatos no treino, por vezes fazendo um acompanhamento individual e personalizado aos candidatos, explicitando diferentes aspetos da aula prática em curso.

Entre os candidatos, reinava a alegria e boa disposição, a vontade de aprender e de fazer cada vez melhor. Dos elementos que compunham a equipa de formação sentia-se a preocupação por alertar os candidatos para a correção deste ou daquele aspeto, transmitindo também apontamentos de motivação para que aqueles pudessem alcançar um melhor resultado.

A acompanhar toda a sessão de trabalho estiveram presente Nuno Vaz e Manuel Marques, respetivamente vice-presidente e vogal do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa.

O curso de árbitros tem como patronos os árbitros Miguel Castilho (futsal) e José Quitério Almeida (futebol), vai decorrer até 28 de fevereiro, finalizando com a realização de exames teóricos e físicos. No decurso da fase teórica, o ensino será ministrado em regime de be-learning, tendo as sessões práticas a duração de 50 horas. Após isto, segue-se um estágio de 100 horas.

Os candidatos aprovados, começam posteriormente a atuar em jogos das camadas jovens, acompanhados por árbitros mais experientes, sendo que cada um dos estagiários terá alocado um tutor.