festa do futebol feminino vai ter 400 jogadoras

Foi apresentada nesta segunda-feira a 7.ª edição da Festa do Futebol Feminino, no auditório da Associação de Futebol de Lisboa. Edite Fernandes, patrona do torneio, esteve presente e pôde partilhar com os presentes o seu percurso no futebol, lançando o mote para esta Festa.

 

Edite Fernandes, patrona da 7.ª Edição da Festa do Futebol Feminino.

Serão 400 jogadoras que irão competir nesta Fase Regional no dia 19 de abril, no Centro de Treinos e Formação do GD Estoril Praia, entre as 09h e as 14h.

António Silva, vice-presidente da AFL, deu início à sessão de apresentação e agradeceu o esforço e a resiliência dos clubes no fomento do futebol feminino. “Temos vindo a ter cada vez mais atletas federadas, a festa do futebol feminino tem vindo a crescer e há também mais interesse de clubes, escolas e atletas. Isso só é possível graças aos clubes e escolas que dedicam muito tempo e trabalho”, referiu António Silva.

 

António Silva, vice-presidente da AFL

O sorteio realizado ditou os seguintes grupos:
Sub13 – Futebol 5 – Zona Lisboa Centro 1
Grupo 1 – Seleção AFL ‘A’, SL Benfica, Clube Futebol Benfica, Sporting CP ‘A’
Grupo 2 – Seleção AFL ‘B’, Sporting CP ‘B’, EB Ericeira ‘A’, Externato São José

Sub13 – Futebol 5 – Zona Lisboa 3
Grupo 1 – Vila Fria/Academia Fut. Feminino Oeiras, Santo António IS, AE José Cardoso Pires, Colégio Boa Nova
Grupo 2 – Sport Bosco, GD Estoril Praia, EB Ericeira ‘B’, Sporting CP ‘C’, AE Alvide

Sub15 – Futebol 7 – Zona Lisboa Centro 1
Grupo 1 – AD Pastéis, Clube Futebol Benfica, Seleção AFL ‘A’, Sporting CP ‘A’
Grupo 2 – SL Olivais, SL Benfica, Seleção AFL ‘B’, Sporting CP ‘B’

Sub15 – Futebol 7 – Zona Lisboa 3
Grupo 1 – GD Rio de Mouro RM, SCU Torreense, SU Sintrense, Santo António IS
Grupo 2 – Vila Fria/Academia Fut. Feminino Oeiras, GD Estoril Praia, AE Azevedo Neves, CR Leões Porto Salvo

“Sinto-me extremamente orgulhosa por ser patrona deste torneio, o futebol feminino cresce muito com este tipo de iniciativas”, referiu Edite Fernandes. “Estamos com mais de 12 mil praticantes no futebol feminino em Portugal e queremos aumentar este número, a seleção nacional está a dar um grande impulso a este crescimento”, acrescentou.

A patrona do torneio disse também: “Gostava de ver uma liga profissional feminina em Portugal nos próximos anos, até 2030 creio que isso poderá acontecer”.

 

Edite Fernandes, patrona da 7.ª Edição da Festa do Futebol Feminino.

 

Declarações exclusivas de Edite Fernandes, patrona do Torneio

“Esta edição deixa-nos bastante otimistas sobre o caminho que está a ser percorrido pelos nossos clubes, que estão a fazer história. Atingimos a marca das 400 atletas inscritas neste evento que é sobretudo um dia de festa onde se celebra o Futebol Feminino na sua base, onde todos os sonhos começam”, referiu o coordenador técnico da AFL, Marco Guerreiro. “Esta edição será disputada em quatro competições divididas por duas regiões com dois escalões (Sub13 e Sub15) cada, apurando para a Fase Nacional as duas equipas vencedoras no escalão Sub13 e as duas equipas vencedoras, no escalão sub15. Se o vencedor de cada uma das quatro competições for um clube ou um centro de treino, apuram-se também as escolas melhor classificadas de cada competição”, esclarece Marco Guerreiro.

 

Marco Guerreiro, coordenador técnico da AFL

“Convidamos todos os pais e clubes a marcar presença neste dia para celebrarem connosco um dia tão especial como este, num projeto que é inclusivo, de todas e para todas as atletas”, diz o coordenador técnico.

A fase nacional da Festa do Futebol Feminino, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol em parceria com o Desporto Escolar e com as Associações Distritais e Regionais, irá decorrer na Cidade do Futebol, Oeiras, a 27 de maio de 2023.

Álbum de fotos da apresentação: