A Seleção Sub14 de Futebol 11 Masculino da Associação de Futebol de Lisboa fechou a participação no Torneio Interassociações Lopes da Silva no 3.º lugar.
Na 1.ª fase da prova, a nossa seleção venceu por 2-0 a AF Viseu, depois empatou 0-0 perante a AF Aveiro e na última jornada goleou por 5-0 a AF Ponta Delgada. Com 7 pontos, a AFL avançou para a Liga Platina (que reúne as 6 melhores seleções da 1.ª fase) onde teve pela frente a AF Braga e a AF Setúbal. No primeiro jogo, os comandados por João Silva venceram os minhotos por 1-0 e na segunda partida foram derrotados por 1-0 diante dos sadinos.
No jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, a vitória sorriu à AF Lisboa (3-0) frente à AF Porto.
A AF Madeira venceu a competição batendo na final a AF Setúbal.
“Não esperávamos perder diante da AF Setúbal na 2.ª Fase, deveu-se a um momento do jogo. Falhámos uma grande penalidade a seis minutos do fim que nos daria a presença na final, infelizmente isso não aconteceu. Sentimos muito essa derrota, mas conseguimos reagir frente à AF Porto e diminuímos os efeitos da derrota. Um 3.º lugar é sempre curto para a AF Lisboa, de qualquer forma ficou provado que merecíamos mais do que o 3.º, mas não fomos competentes num momento crucial de um jogo e isso acabou por marcar todo o Torneio. Esperamos que no futuro consigamos ter prestações ao nível das que tivemos anteriormente, mas esta seleção dignificou o nome da AF Lisboa, no entanto a classificação fica aquém do que era esperado”, afirma João Silva, selecionador.
“A prestação só não é perfeita porque não vencemos o Torneio, sendo sempre essa a nossa ambição, contudo a equipa deu uma excelente resposta contra as seleções que teoricamente são mais fortes, como o caso da AF Braga e da AF Porto. Um Torneio que fica marcado pelos minutos finais do jogo com a AF Setúbal, numa decisão individual infeliz e no mérito da AF Setúbal que acreditou até ao fim e acabou por ser feliz. Parabéns à AF Madeira pela conquista do seu primeiro Torneio Lopes da Silva. Nota de destaque para o comportamento exemplar dos nossos atletas que dignificaram o emblema que tinham ao peito, dentro e fora de campo”, refere Marco Guerreiro, diretor técnico da AF Lisboa.
António Silva, vice-presidente da AFL e chefe de comitiva, fez também o balanço da prova: “Este Torneio acabou por ser uma desilusão porque não vencemos e nem conseguimos chegar à final. Perdemos uma boa oportunidade para reconquistar o troféu. Defrontámos equipas com valia neste Torneio e há que dar os parabéns ao vencedor, a AF Madeira, e também à AF Setúbal que acabou por vencer o nosso grupo na 2.ª fase e merecidamente chegou à final”. “Quero dar uma palavra de felicitações à AF Castelo Branco e à AF Guarda pela boa organização da prova, sem esquecer, claro a FPF. É sempre importante um evento desta grandeza ser jogado em vários pontos do país, neste caso decorreu no interior”, acrescenta António Silva. “Agradecer aos clubes, a todo o staff e em especial à equipa técnica pelo trabalho desenvolvido e pela disponibilidade ao longo de toda a preparação e durante o Torneio. Também os nossos atletas tiveram um comportamento digno e exemplar ao longo de todo o Torneio Lopes da Silva”, diz ainda o vice-presidente.
Os 11 golos da nossa seleção foram marcados por:
Bernardo Nunes – 3
Vítor Conceição – 2
Sevastian Belov – 1
Rodrigo Correia – 1
Andreson Semedo – 1
Rodrigo Granja – 1
Tiago Rodrigues – 1
Leonardo Varela -1
A AFL agradece a toda a organização do Torneio pela ajuda prestada durante a prova.