A participação da Seleção Sénior da Associação de Futebol de Lisboa na Fase Final da UEFA Regions Cup, na Galiza, terminou com a eliminação na fase de grupos. A AF Lisboa entrou bem na prova que reuniu as oito melhores seleções amadoras da Europa e venceu o bicampeão em título, Dolnoslaski (Polónia), por 1-0. O golo foi marcado por Rodrigo Pinto.
Na 2.ª jornada, a AFL apesar de ter feito um bom jogo, perdeu por 1-0 diante dos checos do Zlin. Mesmo com esta derrota, a AFL ficou com oportunidade de poder chegar à final da prova. Na última jornada, diante dos sérvios do Belgrado, a AFL acusou muito o desgaste físico e perdeu por 2-1. O golo foi marcado por Afonso Henriques.
A final da competição foi entre os espanhóis da Galiza (venceu o grupo que continha Amadores da Irlanda, os alemães da Baviera e os bósnios do Zenica-Doboj) e Belgrado. Os anfitriões acabaram por levar a melhor e venceram por 3-1.
Marco Guerreiro, selecionador da AFL, fez o balanço da prova: “Apesar dos resultados não terem sido naturalmente os que ambicionávamos, a prestação da equipa foi digna e honrou a nossa Associação e os nossos clubes com um prestigiante 5º lugar. Temos de estar orgulhosos por estarmos no top5 das melhores seleções amadoras da Europa. Agradeço aos clubes, ao staff que foi incansável e aos jogadores que tiveram um comportamento brioso durante todo este percurso europeu que durou 2 anos. É um ciclo que agora se encerra, e que dignifica não apenas a AF Lisboa, como todo o futebol amador de Portugal”.
António Silva, vice-presidente da AFL que chefiou a comitiva na UEFA Regions Cup, também fez um balanço da competição: “O balanço tem de se considerar positivo. Chegar à Fase Final desta prova, em que estavam integradas as oito melhores seleções de futebol amador da Europa, foi um orgulho enorme para a AF Lisboa, assim como, para o futebol sénior amador português. Esta caminhada começou em outubro de 2021 com três objetivos comuns alcançados: vencer a prova interna, vencer a fase intermédia e chegar à fase final. O quarto objetivo, que era sermos campeões europeus, não foi alcançado”.
A comitiva da Associação de Futebol de Lisboa foi composta por:
Jogadores: 1 – Rodrigo Dias; 2 – Vítor Martins; 3 – João Job; 4 – Ivo Dias (Sub Cap.); 5 – João Afonso; 6 – Miguel Barros; 7 – Cláudio Carvalho; 8 – Henrique Oliveira; 9 – Rodrigo Pinto; 10 – David Cardoso (Cap.); 11 – Renato Martins; 12 – David Tomás; 13 – André Oliveira; 14 – Afonso Henriques; 15 – Leandro Bral; 16 – Leandro Mofreita; 17 – César Magalhães; 18 – Sérgio Borges; 19 – André Guedes; 20 – Bruno ‘Botas’;
Obs.: David Inácio estava convocado, mas devido a um problema físico foi chamado Bruno ‘Botas’ para o seu lugar.
Staff: António Silva (Vice-Presidente), Marco Guerreiro (Selecionador), Álvaro Tomás, Pedro Calheiros, Tiago Freixo (Treinadores Adjuntos), Hugo Henriques (Team Manager), Frederico Moeda (Médico), Carlos Correia (Fisioterapeuta), Vitorino Rodrigues (Técnico de Equipamentos)
Fotos: UEFA