À conquista do Lopes da Silva

A Seleção Sub14 de Futebol 11 Masculino da Associação de Futebol de Lisboa partiu neste domingo para Aveiro, onde vai disputar o Torneio Lopes da Silva, estando inserida no Grupo E/F.

A nossa Seleção não vence a prova desde 2018/2019 e tenta recuperar o título que lhe fugiu nas últimas duas edições de 2021/2022 e 2022/2023 – (2019/2020 e 2020/2021 não se disputou a prova devido à pandemia).

António Silva, vice-presidente da AFL, falou antes da partida: “Temos o objetivo de ganhar esta competição, recuperando o título que nos fugiu nas últimas duas edições. A nossa equipa é muito coesa e diversificada, há algumas épocas que não tínhamos tantos clubes representados, o que prova o nosso acompanhamento constante de todas as equipas. Esperamos que os jogadores se divirtam, estão na maior montra do futebol português desta categoria. Independentemente dos resultados, será também importante saírem desta seleção bons valores para representarem a nossa seleção nacional”.

Marco Guerreiro, diretor técnico e selecionador Sub14 da AFL, também deu o mote para este Torneio: “Terminámos o período preparatório para o Torneio Lopes da Silva tendo observado um número considerável de jogadores, que irão ser representados, bem como toda a geração de 2010, pelos 20 eleitos. Uma palavra de força para o Simão e para o Leonardo, que se lesionaram esta semana e que inevitavelmente ficaram de fora do grupo. São situações que infelizmente acontecem e que, tenho a certeza, eles irão superar e tornar-se ainda mais ambiciosos. A todos os atletas que estiveram connosco neste período, o nosso agradecimento pela sua entrega e uma palavra de motivação para o futuro que será certamente risonho para todos eles. Quanto ao Torneio, pese embora todas as contrariedades que fomos encontrando, iremos com ambição, mas acima de tudo preocupados em proporcionar a estes 20 jovens uma experiência única e inesquecível naquele que é o Torneio mais importante do futebol de formação organizado pela Federação Portuguesa de Futebol”.

A nossa Seleção entra em campo na segunda-feira, pelas 11h30, no Estádio Municipal de Oliveira do Bairro, frente à Associação de Futebol do Algarve, depois enfrenta a AF Aveiro, na terça-feira pelas 09h30, no Campo de Treinos GD Mealhada e fecha a fase de grupos na quarta-feira, pelas 09h30, frente à AF Castelo Branco, no Centro de Estágio do Luso. Os jogos de segunda e quarta-feira têm transmissão em direto no Canal 11.

Os dois primeiros classificados do Grupo da nossa Seleção (que também inclui AF Évora e AF Viseu) qualificam-se para a Série A da Liga Platina, de onde sairá o campeão da prova. Importa referir que no nosso grupo, as seleções não jogam todas entre si, apurando-se as duas primeiras, consoante os resultados que façam.

A comitiva da AF Lisboa é composta por:

Jogadores:
1 – Francisco Roxo (Real SC)
2 – Rodrigo Mendes (Sporting CP)
3 – Samuel Tavares (Sporting CP)
4 – Tomás Pedrosa (SL Benfica)
5 – Afonso Pereira (FC Alverca)
6 – Martim Batista (Sporting CP)
7 – Pedro Rocha (CF Os Belenenses)
8 – Guilherme Castro (SL Benfica)
9 – Martim Ribeiro (Sporting CP)
10 – Diego Farinha (Sporting CP)
11 – Francisco Wang (SL Benfica)
12 – Afonso Guerra (Sporting CP)
13 – Martim Catela (CF Os Belenenses)
14 – Tiago Barrela (GD Malveira Serra)
15 – Afonso Baldé (SL Benfica)
16 – João Silva (SL Benfica)
17 – Francisco Vaz (CF Os Belenenses)
18 – Tiago Freitas (SG Sacavenense)
19 – Diego Moreira (Sporting CP)
20 – Martim Gomes (SL Benfica)

Staff:
António Silva, vice-presidente da AFL
Marco Guerreiro, diretor técnico e selecionador da AFL
Álvaro Tomás, treinador adjunto
Leonel Tomé, treinador adjunto
Carlos Correia, massagista
Fernando Dores, técnico de equipamentos