Empate no arranque da Fase Final

A Seleção Sénior da Associação de Futebol de Lisboa arrancou a defesa do título da Taça das Regiões com um empate 1-1 frente à Associação de Futebol de Viseu. O jogo, a contar para a Fase Final da prova, decorreu nesta quinta-feira, no Estádio Municipal de Castelo Branco.

A primeira parte teve poucos motivos de interesse e não houve qualquer oportunidade soberana de golo. As duas seleções colocaram um ritmo alto em campo, mas não correram muitos riscos. Sendo um primeiro tempo com variadas faltas e praticamente sem remates.

Na segunda parte as coisas foram diferentes, tanto a Seleção de Viseu como a Seleção de Lisboa mostraram-se mais ofensivas e com capacidade para arriscar um pouco mais.

Aos 48′, Gonçalo Canhoto obrigou o guarda-redes de Viseu a uma boa intervenção, depois de um remate fora da área. Com o jogo muito disputado, a formação viseense dispôs de uma grande penalidade aos 68′, que foi convertida por Rúben Correia.

A AFL não baixou os braços e chegou ao empate aos 73′ por intermédio de Edney Ribeiro. Até ao minuto 90 destaque para duas ocasiões de golo, uma para cada seleção. O guarda-redes lisboeta David Tomás negou o golo a Luís Almeida aos 79′ e aos 80′ foi a vez de Afonso Henriques ficar muito perto de dar a volta ao resultado para a AF Lisboa.

Já no período de compensação, Vítor Martins ficou à beira do 2-1 para a AF Lisboa num livre lateral venenoso. Apesar dos esforços finais das duas seleções, nenhuma delas conseguiu marcar, ficando o resultado final em 1-1.

A AF Lisboa alinhou com: David Tomás, João Afonso (77′), Arian Semedo, João Job (capitão), Francisco Dias, Jhonathan Silva (intervalo), Henrique Oliveira (intervalo), Renato Martins (77′), Juan Saldarriaga (intervalo), Guilherme Soças (40′), Gonçalo Canhoto.
Jogaram ainda: André Silva (40′), Afonso Henriques (intervalo), Victor Fati (intervalo), Edney Ribeiro (intervalo), Vítor Martins (77′), Christian Mate (77′).
Suplentes não utilizados: Rodrigo Dias, Micael Simão, Rivelino Sousa.
Disciplina: Amarelos para Guilherme Soças (34′), Juan Saldarriaga (45+1′), Afonso Henriques (67′),

Marco Guerreiro, selecionador da AFL, referiu logo após o jogo: “Não quis entrar na primeira parte como o conseguimos fazer na segunda, foi uma decisão estratégica. O jogo foi equilibrado até aos 45 minutos, mas depois penso que fomos melhores, fomos para cima e procurámos ganhar. Depois de termos sofrido o penálti, tivemos muita personalidade e conseguimos o empate. Dependemos só de nós, temos mais um dia descanso do que a AF Madeira e vamos procurar vencer este grupo para estar na Final”.

João Job, capitão da AF Lisboa, também falou na flash-interview: “Sentimos muita dificuldade na primeira parte, mas ao intervalo conseguimos corrigir e penso que fomos superiores na segunda parte. Só homens de grande carácter conseguem fazer o empate depois de termos a contrariedade do penálti sofrido. Temos uma Seleção de grandes homens, não vamos abaixo, é um orgulho fazer parte deste grupo. Queremos voltar novamente a vencer esta competição”.

Nesta sexta-feira medem forças AF Viseu e Associação de Futebol da Madeira.

A Associação de Futebol de Lisboa volta a entrar em campo neste sábado, dia 02 de março, pelas 11h, no Campo de Jogos n.º 2 António Coelho Trigueiros de Aragão, em Alcains, diante da AF Madeira. O vencedor deste Grupo A da Fase Final apura-se para a final que será frente ao vencedor do Grupo B (AF Castelo Branco, AF Setúbal, AF Braga). Quem se sagrar campeão nacional apura-se para a UEFA Regions Cup.