
O primeiro campeonato organizado pela Associação de Futebol de Lisboa teve sete clubes a disputarem o título. Os encontros decorreram de 11 de novembro de 1910 a 23 de abril, do ano seguinte, onde se previa a realização de 42 jogos, o que não veio a acontecer, dado terem-se verificado seis faltas de comparência.
O desafio inaugural foi disputado no campo do Lumiar, tendo o Sporting Club de Portugal derrotado o Sport Club Império por 4-1, com arbitragem de Augusto Sabbo, do Clube Internacional de Foot-ball. Já o último encontro, entre o Club Internacional de Foot-ball e o Sport Club Campo d’Ourique, terminou com a vitória do CIF e logo por 11-0! António Couto de Abreu, do Sporting Club de Portugal, foi o árbitro.
A classificação final ficou assim ordenada: 1º Club Internacional de Foot-ball, 22 pontos; 2º Sport Lisboa e Bemfica, 20 pontos; 3º Sporting Club de Portugal, 14 pontos; 4º Sport Club Campo d’Ourique, 10 pontos; 5º Sport Club Império, 8 pontos; 6º Sport União Belenense, 6 pontos; e 7º Lisboa Foot-ball Club, 4 pontos. Marcaram-se 152 golos.
A Associação de Futebol de Lisboa, tendo em consideração a falta de regulamentação rigorosa e objetiva nos confrontos que antecederam esta sua iniciativa, elaborou legislação com 127 artigos (!), com a premissa de que, se necessário, as regras seriam alteradas no final do torneio…
Recorde-se que as competições de futebol em Lisboa iniciaram-se em 1906, com a primeira a ser desenvolvida pela revista “Tiro & Sport”, tendo sido vencedor o Lisbon Criket Club. A segunda (ainda em 1906) e a terceira (em 1907), promovidas pela Liga Foot-ball Association, foi o Carcavellos Club que as conquistou. O Carcavellos Club volta a ganhar em 1908 e o Sport Lisboa e Bemfica vence em 1909, sendo a planificação dos 4º e 5º concursos da responsabilidade da Liga Portugueza de Foot-ball. A Associação de Futebol de Lisboa começou a avançar com esta prova desportiva a partir do 6º campeonato, isto é, desde 1910, até à data de hoje!