Na edição, desta segunda-feira, dia 18 de agosto, o presidente da Direção da Associação de Futebol de Lisboa deu uma entrevista ao jornal “Diário de Notícias”, abordando o tema sobre a falta de infraestruturas a nível nacional para a prática de futebol e , também, de futsal.
O presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Vítor Filipe, alertou para a crescente dificuldade que os clubes enfrentam devido à falta de relvados, um problema que considera transversal a todo o panorama do futebol nacional.
O aumento do número de praticantes, incluindo o futebol feminino e as camadas jovens, não tem sido acompanhado pelo crescimento das infraestruturas: “Alguns clubes fazem autênticos milagres a acolher tantos miúdos, e diminuir a prática do futebol não é solução”, afirmou Vítor Filipe em entrevista sobre os esforços que alguns clubes têm de fazer.
Vítor Filipe abordou também a situação que se tem vindo a agravar com as novas diretivas europeias que limitam a utilização de relva sintética. Muitos clubes que tinham investido nestes campos sintéticos estão agora condicionados e sem alternativas suficientes.
Para o presidente da Associação de Futebol de Lisboa, a solução passa por uma maior articulação entre autarquias, Federação Portuguesa de Futebol e Estado, com reforço de apoios financeiros e investimento em novos equipamentos. Sublinhou ainda que a futura Vila do Futebol, a ser construída na Ericeira com apoio da Câmara de Mafra e da FPF, poderá ajudar, que estará concluída em 2029.
Se quiser ler a entrevista completa on-line: Versão Paga On-line da Entrevista ou no jornal Diário de Notícias, em papel, na edição de 18 de agosto.