UEFA Regions Cup será na Galiza

A seleção sénior da Associação de Futebol de Lisboa vai disputar a UEFA Regions Cup no próximo mês de junho, na Galiza, Espanha.

A fase final da competição está marcada para os dias compreendidos entre 09 e 17 de junho e contará com oito seleções. Além da AFL e da Galiza (anfitriã), estarão presentes os conjuntos da Baviera (Alemanha), Belgrado (Sérvia), Dolny Slask (atual campeão, Polónia), Amadores da República da Irlanda, Zenica-Doboj (Bósnia e Herzegovina) e Zlin (Chéquia).

Para Marco Guerreiro, selecionador lisboeta, “este apuramento significa que teremos, no espaço de apenas cinco anos, uma segunda oportunidade de disputar um título europeu”.

“Apesar de ainda não estarem definidos os grupos, será certamente uma fase final muito exigente, pelo facto de a seleção polaca ser a atual bicampeã. Parece-me a favorita, além da Galiza que é anfitriã. Contudo, iremos trabalhar até junho com o objetivo de construir um grupo capaz de dignificar a Associação de Futebol de Lisboa e de lutar pelo título. Para isso contamos com a indispensável colaboração e apoio dos nossos filiados”, acrescenta o técnico de 41 anos.

As seleções vão ser divididas em dois grupos de quatro cada, sendo que a data do sorteio ainda não está definida. Os jogos dos grupos têm lugar nos dias 09, 11 e 14 de junho em estádios a designar e a final, entre os primeiros de cada grupo, realiza-se no dia 17 de junho, também em local a definir.

António Silva, vice-presidente da Direção da AF Lisboa e chefe de comitiva, diz que “é um orgulho estarmos nesta fase final. As expetativas são grandes porque estamos entre as oito melhores seleções amadoras da Europa”. “Apesar de estar em prova a atual bicampeã, penso que todas as seleções têm muito valor, incluindo a nossa, pelo que depois do sorteio vamos perceber melhor quem teremos pela frente”, acrescenta António Silva.

Recorde-se que a AF Lisboa apurou-se, em novembro de 2022 na Turquia, para esta fase final depois de vencer o grupo na fase intermédia com 6 pontos, fruto das vitórias por 2-0 frente aos bielorrussos do Kolos Cherven e por 3-0 diante dos turcos do Kayseri, além da derrota inaugural por 2-1 contra os finlandeses do Tampere. Anteriormente, em abril de 2022, na Taça das Regiões para eleger o representante português, a AF Lisboa tinha batido na final a AF Santarém nas grandes penalidades.