Tomada de Posse dos Novos Órgãos Sociais da AFL

Decorreu esta segunda-feira, em Lisboa, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Futebol de Lisboa.

Foi perante uma plateia com mais de 300 convidados que, os novos órgãos sociais, tomaram posse para o mandato de 2025-2028.

Vítor Filipe, presidente da Direção da AFL agora empossado fez uma intervenção recheada de sentimento, lembrando o papel e dedicação do seu antecessor, de outros ex-dirigentes da associação (como de Luís Duque e Fernando Seara também ali presentes), bem como dos trabalhadores da AFL.

Vitor Filipe, Presidente da Direção da AFL

Na presença de Pedro Proença, presidente da FPF, Vítor Filipe lembrou duas áreas muito relevantes e pelas quais pretende lutar; o estatuto do dirigente desportivo em regime de voluntariado e a construção da Vila do Futebol, em Mafra. Além disso, enalteceu o papel central dos clubes associados no fomento do desporto, comprometendo-se a estar próximo, e também louvou o papel das autarquias locais, muitas delas ali representadas e com as quais disse contar nesta caminhada.

Carlos Teixeira, Presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral

Pertenceu ao presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Carlos Teixeira, a abertura da sessão da tomada de posse, que após uma curta intervenção, concedeu a palavra ao subscritor nº 1, Patrick Morais de Carvalho, da lista candidata do atual presidente da Direção da AFL, Vítor Filipe. Aquele dirigente passou em revista os mandatos do presidente cessante, Nuno Lobo e destacou algumas das principais linhas programáticas do programa do atual presidente eleito.

Sergio Cintra, Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Após isso coube a Sérgio Cintra, atual presidente da Mesa da Assembleia-Geral a condução dos trabalhos desta sessão. Na sua intervenção enalteceu o papel de todos aqueles que ao longo dos 114 anos de atividade da AFL tudo fizeram para que esta associação chegasse até aos dias de hoje. De seguida iniciou a chamada, um a um, dos membros eleitos para os órgãos sociais que ali assinaram o termo de posse.

Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol

O presidente da FPF, Pedro Proença, considerou ser “uma honra” estar ali naquele que foi o seu primeiro ato oficial enquanto presidente da federação e lembrou o simbolismo de ter sido nesta associação que nasceu enquanto árbitro, quando em 1998 arbitrou pela 1ª vez um jogo no Damaiense. Dirigindo-se a Vítor Filipe, afirmou que “as portas do Cidade do Futebol e do meu gabinete estarão sempre abertas para tudo o que precisar”, desafiando-o a juntos, trabalharem para unirem o futebol.

Rui Cordeiro, vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro do desporto

Para encerrar a sessão de tomada de posse, usou da palavra o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Rui Cordeiro, que registou o trabalho do presidente cessante, Nuno Lobo, e o que aquele dirigente fez pelo futebol em Lisboa. Ao presidente Vítor Filipe e à sua equipa, agora empossada, desejou votos de bom trabalho, disponibilizando-se a Câmara Municipal de Lisboa para continuar a trabalhar com a AFL para construir uma cidade cada vez mais feliz e saudável.