Artigo de Opinião de José Carlos Correia Loureiro, Vice-Presidente da Associação de Futebol de Lisboa.
Com a vitória dupla do nosso associado Sport Lisboa e Benfica no passado fim-de-semana no Pavilhão Multiusos de Gondomar, nas Taças da Liga de Futsal de Seniores masculinos e femininos, facto inédito até à presente data, o futsal de Lisboa viu reforçada a sua hegemonia no panorama nacional, fruto de um trabalho de excelência dos seus clubes desde a formação até ao patamar mais alto.
Igualmente na formação é visível nas competições organizadas pela FPF (Campeonatos Nacionais Sub19, Sub17 e Sub15 na variante masculina e nos Sub19 na variante feminina) essa hegemonia.
O departamento das organizações da AFL, numa relação de proximidade com os seus clubes, tem desenvolvido ao longo das últimas épocas desportivas, alterações e adaptações nos modelos competitivos das suas provas da formação, de forma a potenciar uma maior competitividade e qualidade nos jogos. Com isso é percetível uma evolução gradual e capaz dos atletas, algo que lhes permite adquirir cada vez mais competências para o jogo.
Consequência desse trabalho são os êxitos obtidos quer a nível dos clubes quer a nível das nossas seleções distritais e a recorrente chamada de jogadores/jogadoras às seleções nacionais desses escalões.
Agora que as fases decisórias dos campeonatos distritais da I divisão dos escalões atrás referidos se aproximam (com a realização dos play-offs de apuramento de campeões distritais e de apuramento para as taças nacionais respetivas), convidamos todos os amantes da modalidade a estarem presentes nesses jogos e a desfrutarem da qualidade que os mesmos irão com certeza revelar, em face da qualidade de todos os intervenientes.
Seguimos juntos em prol do futsal distrital e nacional, terminando com um agradecimento muito especial a todos os envolvidos no sucesso do mesmo.