A Seleção Sub17 de Futsal Feminino da Associação de Futebol de Lisboa partiu nesta terça-feira para Vila Real, onde vai disputar o Torneio Interassociações, de quarta a sábado. Neste escalão e modalidade não há classificação final, pelo que existe apenas uma fase durante a época.
António Silva, vice-presidente da AFL, falou antes da partida: “Este é um Torneio Interassociações que não tem classificação final, contudo temos como objetivo ganhar todos os jogos e potenciar o máximo de jogadoras possível para que possam integrar os trabalhos das seleções nacionais. Estes quatro jogos vão de ser de grau de dificuldade elevado, mas estamos preparados para honrar a camisola da AF Lisboa”.
Marco Guerreiro, diretor técnico da AFL, também deu o mote para este Torneio: “Partimos para este Torneio de Observação Interassociações com o objetivo de proporcionar a estas 12 atletas um momento competitivo distinto, onde se concentram as melhores Sub17 do país. Um momento que esperamos que seja de afirmação pessoal de cada uma delas, por forma a conquistarem o seu espaço na seleção nacional. Naturalmente que Lisboa tem sempre a ambição de vencer todos os jogos que disputa, contudo, e não havendo apuramento de vencedor por se tratar de um Torneio apenas de observação, o objetivo passa por conseguir promover o maior número possível de atletas à seleção nacional e dignificar o trabalho desenvolvido pelos nossos Clubes”.
A selecionadora Mónica Garcia afirmou: “Levamos na bagagem a ambição, a vontade de fazer mais e melhor, o sentido de responsabilidade, mas acima de tudo o orgulho de representar a Associação de Futebol de Lisboa, representando igualmente todas as atletas que praticam a modalidade no nosso distrito. Prevejo um Torneio muito competitivo e com jogos muito equilibrados, onde todas as atletas poderão sair da sua zona de conforto, potenciando o seu crescimento e desenvolvimento. Iremos defrontar equipas muito competentes que têm a mesma ambição do que nós. Estamos conscientes das dificuldades que vamos enfrentar, teremos de nos superar nas adversidades e encarar todos os desafios com uma mentalidade vencedora”.
Inês Alves, capitã das Sub17, referiu: “É um orgulho enorme representar o meu distrito. Já representei a Seleção da AF Lisboa no passado e agora estou ainda com mais compromisso e dedicação. Ser capitã é o acumular de muito trabalho e dedicação e acima de tudo o dever de ajudar as colegas que se estreiam. Queremos ganhar todos os jogos neste Interassociações, é esse o nosso objetivo”.
A nossa Seleção entra em campo na quarta-feira, pelas 15h, no Pavilhão Dr. Gomes da Costa, em Vila Pouca de Aguiar frente à AF Madeira. No dia seguinte, quinta-feira, enfrentamos a AF Leiria, pelas 15h, também em Vila Pouca de Aguiar. Na sexta-feira, pelas 11h30, no mesmo local, o adversário das nossas Sub17 é a AF Porto, num jogo transmitido em direto pelo Canal 11. O último encontro é no sábado, dia 30, pelas 11h30, no Pavilhão Municipal de Pedras Salgadas, frente à AF Braga. Este jogo também será transmitido, mas em diferido, sendo que a hora da transmissão ainda não foi revelada.
A comitiva da AF Lisboa é composta por:
Jogadoras:
1 – Simone Pedroso (SL Benfica)
2 – Leonor Ribeiro (UA Povoense)
3 – Carolina Pombo (SL Benfica)
4 – Luana Mascarenhas (Sporting CP)
5 – Sara Galrito (SL Benfica)
6 – Inês Alves (SL Benfica)
7 – Miriam Pina (SL Benfica)
8 – Zoe Estrela (Sporting CP)
9 – Susana Marques (Sporting CP)
10 – Mariana Xavier (SL Benfica)
11 – Leonor Almeida (SL Benfica)
12 – Jéssica Lucas (Sporting CP)
Staff:
António Silva, vice-presidente da AFL
Marco Guerreiro, diretor técnico da AFL
Mónica Garcia, selecionadora
João Gonçalves, adjunto
Jorge Monteiro, massagista
Armindo Domingues, técnico de equipamentos