Sub17: Balanço do Interassociações

A Seleção Sub17 de Futsal Feminino da Associação de Futebol de Lisboa venceu todos os jogos que realizou no Torneio Interassociações, que decorreu em Vila Real de 27 a 30 de dezembro.

No primeiro jogo, dia 27, a equipa às ordens de Mónica Garcia venceu por 8-2 a AF Madeira com golos de Mariana Xavier (4), Carolina Pombo (2), Zoe Estrela e Luana Mascarenhas. Logo no dia seguinte, a vitória foi diante da AF Leiria por 0-6, sendo neste jogos os golos obtidos por Miriam Pina (3), Leonor Ribeiro, Sara Galrito e Mariana Xavier.

No terceiro jogo, no dia 29, as nossas Sub17 derrotaram a AF Porto por 3-1, com golos de Leonor Almeida, Zoe Estrela e Mariana Xavier. No último jogo, que se realizou dia 30, a vitória diante da AF Braga foi por 3-2 (golos de Mariana Xavier, Carolina Pombo e Leonor Almeida).

O jogo frente à AF Porto teve transmissão em direto no canal 11 e o encontro diante da AF Braga vai ser transmitido em diferido nesta quarta-feira, dia 03, pelas 11h, também no canal 11.

Este Torneio Interassociações não tem classificação final, funcionando para que as jogadoras sejam observadas pelos selecionadores nacionais. Mesmo assim, importa referir que a AF Lisboa foi uma das melhores seleções em prova.

Discurso Direto

Mónica Garcia, selecionadora: “Foi um Torneio muito bem disputado e bem conseguido da nossa parte onde tivemos todo o mérito nas vitórias conquistadas. Fomos crescendo ao longo da prova não só como equipa, mas também dentro dos nossos processos e ideias de jogo. Tivemos muito bem na consistência defensiva, sofrendo apenas cinco golos em todo o torneio. Na nossa organização ofensiva apesar dos 20 golos marcados, criámos várias oportunidades sem conseguir concretizar, pecámos um pouco na finalização. A dificuldade do Torneio teve um mote ascendente, o que também foi muito positivo para conseguirmos trabalhar a nível psicológico e competitivo, mesmo não existindo nenhum troféu atribuído, na última partida estava em jogo o pleno de vitórias para ambas as seleções (Lisboa e Braga). Foi, sem dúvida nenhuma, o jogo mais equilibrado do Torneio, onde ambas as equipas queriam sair vitoriosas e tudo o fizeram para o conseguir.  As nossas atletas estavam cientes do objetivo principal deste torneio, que é a observação para Seleção Nacional do escalão de Sub-17 e tiveram uma prestação muito positiva conseguindo demonstrar que têm muita qualidade para estar nas próximas convocatórias. Ficámos muito agradados com o comportamento e interação de todas as atletas, dentro e fora de campo. Um grupo exemplar. Por fim, quero deixar mensagem a este grupo, dando-lhes os parabéns pelo empenho e compromisso e agradecendo-lhes toda a sua dedicação a esta seleção”.

António Silva, vice-presidente: “Faço um balanço extremamente positivo deste Torneio Interassociações. Sabíamos de antemão que iríamos defrontar seleções muito fortes e foi isso que aconteceu. Demonstrámos ser a melhor equipa em prova e isso é muito gratificante. Vamos agora esperar com expetativa a convocatória para a Seleção Nacional. Tenho de agradecer a toda o staff e em especial à equipa técnica pelo trabalho desenvolvido. As jogadoras estão de parabéns porque tiveram um comportamento exemplar dentro e fora do campo, dignificando a Associação de Futebol de Lisboa. Agradeço ainda aos clubes pela colaboração e pelo ótimo trabalho desenvolvido, que se refletiu muito neste Torneio. Deixo também uma palavra à AF Vila Real que organizou exemplarmente este Torneio, excedendo todas as expetativas”.

Marco Guerreiro, diretor técnico: “A nossa participação nos Torneios Interassociações de Futsal, onde não existe apuramento de vencedor, tem como objetivos vencer todos os jogos e ser a Associação com maior representatividade na convocatória seguinte para a Seleção Nacional. Não sabendo ainda as convocadas, podemos dizer que este Torneio foi um sucesso por termos demonstrado uma inequívoca superioridade contra as teoricamente melhores seleções do país. Está de parabéns a equipa técnica liderada, pela primeira vez, pela Mónica Garcia, e coadjuvada pelo João Gonçalves. Se desportivamente foi um sucesso, também do ponto de vista da experiência foi certamente algo único para estas jogadoras. Toda a comitiva, onde me incluo com o vice-presidente António Silva, teve um contributo fundamental durante toda a preparação nomeadamente do Jorge Monteiro (massagista), que foi incansável, e do Armindo Domingues (Técnico de Equipamentos). Aos clubes, que mais uma vez viram o seu trabalho dignificado, deixo o nosso agradecimento pela colaboração”.

A comitiva da AF Lisboa foi composta por:
Jogadoras:
1 – Simone Pedroso (SL Benfica)
2 – Leonor Ribeiro (UA Povoense)
3 – Carolina Pombo (SL Benfica)
4 – Luana Mascarenhas (Sporting CP)
5 – Sara Galrito (SL Benfica)
6 – Inês Alves (SL Benfica)
7 – Miriam Pina (SL Benfica)
8 – Zoe Estrela (Sporting CP)
9 – Susana Marques (Sporting CP)
10 – Mariana Xavier (SL Benfica)
11 – Leonor Almeida (SL Benfica)
12 – Jéssica Lucas (Sporting CP)

Staff:
António Silva, vice-presidente da AFL
Marco Guerreiro, diretor técnico da AFL
Mónica Garcia, selecionadora
João Gonçalves, adjunto
Jorge Monteiro, massagista
Armindo Domingues, técnico de equipamentos