A Seleção Sub16 de Futebol 11 Feminino da Associação de Futebol de Lisboa garantiu o acesso à Liga de Ouro do Torneio Interassociações, depois de ter conquistado o grupo da Fase Zonal, que decorreu em Setúbal, entre 20 e 22 de dezembro.
No primeiro jogo, dia 20 no Complexo do Serrado, na Amora, a equipa às ordens de Pedro Fernandes venceu 3-0 (marcaram Catarina Santiago por duas vezes e Inês Silva) diante da anfitriã, AF Setúbal. No dia 21, a nossa Seleção folgou e assistiu à vitória da AF Santarém sobre a AF Setúbal, por 2-1.
No segundo jogo, dia 22 no Estádio Carla Sacramento, na Amora, as nossas Sub16 venceram por 2-0 a AF Santarém com golos de Catarina Santiago e Ana Marques.
Com duas vitórias, a AF Lisboa qualificou-se para a Liga de Ouro do Torneio Interassociações, onde vai defender o título que conquistou no ano passado. Vila Real vai ser o palco desta fase entre os dias 21 e 23 de março.
Os trabalhos da nossa Seleção, tendo em vista essa Liga de Ouro, iniciam-se a 14 de janeiro.
Discurso Direto
Pedro Fernandes, selecionador: “Conseguimos nesta primeira fase conquistar o acesso à Liga de Ouro. Jogámos contra duas boas equipas, no entanto, a nossa equipa foi muito competente, demonstrando capacidade competitiva, consistência e um grande sentido coletivo. Agradecer a todo o staff envolvido, são muitos jogos observados, jogadoras, dias de treino e que culmina com a Fase Zonal que é sempre intensa. Foram quatro dias de bom ambiente e boa disposição entre o Staff e jogadoras, fundamental também para conseguir o objetivo que pretendíamos, sabendo que em março queremos estar mais fortes”.
António Silva, vice-presidente: “O balanço desta Fase Zonal é muito positivo. Alcançámos o nosso objetivo que era a qualificação para a Liga de Ouro, algo que nos vai permitir defender o título que conquistámos no ano passado. As jogadoras e todo o staff estão de parabéns pela excelente prestação dentro e fora do campo. Não posso deixar de agradecer à AF Setúbal pela magnífica organização, correu tudo muito bem durante todo o tempo que estivemos a disputar o Torneio”.
Marco Guerreiro, diretor técnico: “Tal como ambicionávamos, conseguimos vencer os dois jogos com duas boas exibições, garantindo assim um lugar na fase final. Estão assim de parabéns as atletas e equipa técnica pela prestação conseguida diante de duas seleções também com muita qualidade. À AF Setúbal, organizadora do Torneio, os nossos parabéns pelas condições proporcionadas a todos. Por último, agradecer aos nossos clubes pela colaboração prestada que tem sido fundamental”.
A comitiva da AF Lisboa foi composta por:
Jogadoras:
1 – Sara Macedo (SL Benfica)
2 – Maria Alves (Sporting CP)
3 – Beatriz Pereira (SL Benfica)
4 – Francisca Segurado (Sporting CP)
5 – Margarida Feijão (SCU Torreense)
6 – Ana Margarida Marques (SL Benfica)
7 – Laura Alves (Sporting CP)
8 – Catarina Pereira (SL Benfica)
9 – Iara Saraiva (SL Benfica)
10 – Maria Cunha (Sporting CP)
11 – Catarina Santiago (Sporting CP)
12 – Sofia Fernandes (Sporting CP)
13 – Maria Madureira (AD Pastéis Bola)
14 – Eva Baião (SL Benfica)
15 – Camila Bastos (SCU Torreense)
16 – Raquel Vitorino (SL Benfica)
17 – Laura Romão (Sporting CP)
18 – Núria Almeida (Sporting CP)
19 – Inês Silva (SL Olivais)
20 – Beatriz Espanhol (SU Sintrense)
Staff:
António Silva, vice-presidente da AFL
Marco Guerreiro, diretor técnico da AFL
Pedro Fernandes, selecionador
Leonel Tomé, adjunto
Rita Sousa, treinadora assistente
João Rios, treinador GR
Marta Correia, massagista
Fernando Dores, técnico de equipamentos