A Seleção de Sub14 Feminina de Futebol 7 da Associação de Futebol de Lisboa partiu nesta sexta-feira de manhã para Leiria, onde entre sexta-feira à tarde e domingo vai disputar o Torneio Interassociações.
A nossa seleção integra a ‘Liga de Ouro’ que inclui as oito principais formações distritais do país e vai por isso lutar pelo título. Neste grupo restrito estão também AF Braga, AF Madeira, AF Porto, AF Coimbra, AF Aveiro, AF Setúbal, AF Viseu.
Pedro Calheiros, selecionador, fez o lançamento da competição: “Temos noção que carregamos a responsabilidade da nossa história, mas estamos focados no processo e no que controlamos. Vamos com o intuito de dignificar a nossa região e Associação e valorizar as nossas jogadoras, que têm imensa qualidade e talento.” O técnico diz ainda: “Vamos encontrar um contexto muito competitivo e de extrema dificuldade, mas isso é algo que nos motiva ainda mais a mostrar o nosso valor. No fim, esperamos desfrutar do Torneio e ser felizes, contribuindo mais um ano para a promoção do futebol feminino”.
Sofia Guerreiro, capitã da seleção, lança o mote para o Torneio: “Somos um grupo muito unido e com capacidades para ganhar esta competição e vamos dar tudo até ao último minuto de cada jogo”. Também a sub-capitã, Leonor Serralheiro, refere: “O nosso objetivo é dar tudo e ganhar o Interassociações para mostrarmos que somos a melhor seleção”.
“Este torneio encerra oficialmente a época competitiva das seleções distritais femininas. É uma prova que conta já com duas edições, ambas vencidas por nós, o que aumenta a responsabilidade para esta 3.ª edição, mas que não nos tira o foco principal que é promover uma elevada percentagem de jogadoras às seleções nacionais. Vamos com a ambição de defender o nosso legado e a consciência de que durante esta época desportiva fizemos um trabalho intenso e importantíssimo junto de mais de uma centena de jogadoras que passaram pelo Centro de Treinos. Isso é tão ou mais importante do que títulos”, refere Marco Guerreiro, coordenador técnico da AFL. “Nestas idades o mais importante é proporcionar momentos como os que elas vivenciam nos Interassociações e que as preparam melhor para o futuro”, acrescenta.
“Mais uma participação neste Torneio, estamos na ‘Liga de Ouro’ e apesar de termos vencidos as duas edições que existiram desta prova, penso que todas as seleções partem em igualdade de circunstâncias. Tal como nas outras duas edições, queremos conquistar o troféu pela terceira vez, não digo que sejamos favoritos, mas sim que temos muita vontade de ganhar”, indica António Silva, vice-presidente da AFL e chefe de comitiva. “Destas 14 atletas, 12 já estiveram na primeira fase, mas esta ‘Liga de Ouro’ assume um caráter mais importante porque será após este Torneio que os selecionadores nacionais vão elaborar as suas escolhas”, refere também.
As Sub14 vão entrar em campo nesta sexta-feira, às 18h30, frente à AF Braga, no Campo da Charneca, em Pousos, nos ‘quartos de final’.
Em caso de vitória, jogará as ‘meias finais’ no sábado, às 11h30, no mesmo estádio, frente ao vencedor do jogo entre AF Coimbra e AF Viseu.
A nossa seleção alcançará a final se vencer também este segundo jogo. Aí terá pela frente uma de quatro seleções (AF Aveiro, AF Madeira, AF Porto, AF Setúbal).
Independentemente dos resultados, a AFL irá fazer sempre três jogos que definirão a classificação final do Torneio.
As jogadoras eleitas para este torneio são:
S.C.U. TORREENSE – Leonor Poças
S.L. BENFICA – Ariana Monteiro, Inês Varela, Íris Fernandes, Madalena Loução, Matilde Matos, Sara Macedo, Sofia Guerreiro
SPORTING C.P. – Eliana Almeida, Francisca Segurado, Iara Saraiva, Leonor Serralheiro, Maria Madureira, Maria Vieira Pinto
A comitiva da AFL é composta por:
António Silva – Chefe da Comitiva e Vice-Presidente
Marco Guerreiro – Coordenador Técnico
Pedro Calheiros – Selecionador
Tiago Freixo – Treinador Adjunto
João Rios – Treinador Adjunto
Marta Correia – Massagista
Armindo Domingues – Técnico de Equipamentos
Galeria de fotos abaixo.