O Torneio Interassociações Sub14 de Futebol 7 Feminino não podia ter corrido melhor à Associação de Futebol de Lisboa. Três vitórias em três jogos e a conquista do terceiro título consecutivo na categoria. A AFL é assim detentora de todos os torneios realizados nesta vertente.
“Sinto-me muito orgulhoso e um privilegiado por treinar estas atletas, queria agradecer à direção o voto de confiança que me deu e também agradecer à minha equipa técnica ao diretor técnico e a todo o staff que trabalho nesta vitória. Escrevemos com sucesso mais uma página na história da AFL e por isso temos também de agradecer aos clubes pelo trabalho e aos pais pela dedicação”, referiu Pedro Calheiros, selecionador das sub14.
A participação nesta prova, que decorreu em Leiria, começou na sexta-feira com uma vitória por 5-2 diante da AF Braga nos quartos de final da ‘Liga de Ouro’ (que inclui as seleções mais cotadas). Depois, no sábado, a nossa seleção venceu a AF Viseu por 8-1 nas meias finais e na final, domingo, derrotou a AF Porto por 3-0.
“A nossa prestação foi irrepreensível e não deixou margem para dúvidas tendo em conta os resultados obtidos em todos os jogos. Foi uma final contra uma seleção também candidata com bons valores, mas onde as nossas atletas tiveram um desempenho que deixou todos os presentes encantados com a qualidade de jogo. Uma nota também para os treinadores pelo trabalho desenvolvido, que culminou com mais uma conquista, a terceira neste escalão”, destacou Marco Guerreiro, Coordenador Técnico da AFL. “Aos clubes, que têm muito mérito nestas conquistas, e aos pais presentes, o nosso muito obrigado pelo apoio”, acrescentou.
António Silva, vice-presidente da AFL e chefe de comitiva, referiu: “Nos três jogos, enfrentámos boas seleções, mas as nossas atletas mostraram que a vitória final, salvo algum imponderável em que o futebol é fértil, não deixaria de nos sorrir, o que aconteceu com naturalidade. Muitas destas atletas, com o seu potencial, serão convocadas para os trabalhos das Seleções Nacionais. Como responsável pela comitiva, realço o espírito de amizade, compromisso e responsabilidade que existiu entre todas as atletas, destacando a presença nos jogos de duas que não fizeram parte do lote final (Carol e Francisca, esta que sofreu uma lesão grave), mas que vieram apoiar as suas colegas”. “O bom ambiente deve-se ao trabalho desenvolvido no decorrer da época pelos elementos que fazem parte do Staff, Diretor Técnico Marco Guerreiro, Selecionador Pedro Calheiros, Treinador-Adjunto Tiago Freixo, Treinador de GR João Rios, Massagista Marta Correia e Técnico de Equipamentos Armindo Domingues. Uma palavra de agradecimento a todas as atletas que integraram a comitiva, às que foram chamadas aos treinos e ficaram pelo caminho, aos seus familiares, assim como aos clubes pelo trabalho desenvolvido no futebol feminino e pela colaboração prestada. A todos o meu obrigado por ajudarem a escrever mais uma página brilhante da longa história da AF Lisboa”, apontou ainda António Silva.
Os 16 golos da seleção lisboeta foram marcados por:
– Maria Vieira Pinto – 5
– Matilde Matos – 4
– Iara Saraiva – 2
– Inês Varela – 2
– Íris Fernandes – 1
– Francisca Segurado – 1
– Madalena Loução – 1
A AFL agradece a toda a organização do Torneio pela ajuda prestada durante a prova.