Marco Guerreiro, diretor técnico da Associação de Futebol de Lisboa e Selecionador Sénior, faz esta semana o balanço sobre as Seleções AFL.
A época 2023/2024 foi preparada com a ambição de manter uma aposta forte nas Seleções Distritais, tendo como objetivos continuar a dignificar o Futebol e Futsal da AF Lisboa e identificar e promover jovens talentos para as Seleções Nacionais, mantendo a AFL na liderança da representatividade nas Seleções Nacionais, bem como a Associação mais Titulada do País.
Para tal não abdicamos das nossas ideias nem dos nossos valores, sempre com um enorme respeito e consideração por todo o universo desportivo, em que estamos integrados e principalmente na defesa do(a) jovem jogador(a), para que tenha cada vez mais e melhores condições e oportunidades. Das 7 Seleções da AFL que irão competir este ano, 4 já iniciaram trabalhos. No caso do Futebol, todas garantiram o respetivo apuramento para as Fases Finais (Seniores de Futebol Masculino, Sub16 e Sub14 de Futebol Feminino), com um registo de 5 vitórias e 1 empate.
No caso do Futsal, onde não há títulos em disputa, a prestação da Seleção Sub17 de Futsal Feminino foi de excelência, com 4 vitórias em 4 jogos, superiorizando-se às seleções que por norma são mais competitivas, desempenho esse que foi premiado com uma maior representatividade na Seleção Nacional. Sendo um dos objetivos da AFL, marcar presença nas fases finais dos Torneios Interassociações e vencer os mesmos, o balanço até ao momento é inquestionavelmente muito positivo, tendo vencido todos os grupos dos respetivos escalões em prova, o que nos garante para já um lugar na disputa dos respetivos Torneios.
Este trabalho/sucesso, que se tem tornado um honroso e gratificante hábito, só tem sido possível fruto do excelente trabalho realizado pelos nossos Clubes, que tem sido muito bem aproveitado e potenciado pelas nossas equipas técnicas (Selecionadores e Treinadores), que têm tido um compromisso e profissionalismo de louvar, demonstrando sempre uma enorme e distinta competência e a quem temos todos que estar muito gratos.
Na AFL o resultado é inquestionavelmente importante, mas não é menos importante o processo para se atingirem esses resultados, assente num trabalho metodológico rigoroso e abnegado de todo o staff, desde a direção, diretor técnico, treinadores, clínicos e técnico de equipamentos, e o inequívoco contributo do nosso trabalho para as Seleções Nacionais, que é no fundo, para além do contributo para o desenvolvimento do Futebol e Futsal Distrital/Regional, o principal propósito das Seleções Distritais.
Uma nota também para as outras Associações, que têm feito um trabalho notável no desenvolvimento e promoção do Futebol e Futsal Distrital/Regional, sendo evidente o exponencial crescimento nos seus distritos com um natural impacto positivo a nível Nacional.
Iremos continuar a trabalhar com a colaboração indispensável dos nossos Clubes para que a Associação de Futebol de Lisboa se mantenha neste percurso de sucesso, que não tem a assinatura de ninguém em especial, mas sim de Todos e Todas as que contribuem diariamente para o trabalho desenvolvido no espaço das Seleções Distritais.