Interassociações sub16 feminino ficou aquém do esperado

A participação da Associação de Futebol de Lisboa no Torneio Interassociações Sub16 de Futebol 9 Feminino não correu de feição. Uma vitória em três jogos e um 7.º lugar de entre as 22 Associações representadas na prova, em Viseu.

““Tal como é nosso apanágio, partimos para a Fase Final da Liga de Ouro, onde estavam as oito melhores seleções, que venceram os respetivos grupos na Fase Zonal, com a ambição de vencer todos os jogos. Infelizmente não correu como desejávamos, apesar da superioridade no primeiro jogo. Essa derrota marcou todo o torneio, pois afastou-nos da disputa por um lugar na final. Foi um jogo em que as oportunidades foram muitas e a falta de eficácia foi demasiado penalizadora, tendo que se encontrar um vencedor, através das grandes penalidades, onde a seleção de Santarém, levou a melhor. De referir que foi precisamente Santarém que marcou presença na final, diante da seleção do Porto, o que comprova a muita qualidade da mesma”, referiu Marco Guerreiro, coordenador técnico da AFL, no balanço desta competição.

“No 2º jogo, provavelmente pela desmotivação do resultado do primeiro, a equipa não reagiu da melhor forma, e a seleção de Aveiro acabou por merecer a vitória. Terminámos o último jogo com uma vitória expressiva, onde a eficácia apareceu, mas tarde. Não foi uma participação positiva do ponto de vista desportivo, mas foi certamente pela experiência vivida e pela aprendizagem que todas as jogadoras tiveram. O facto de termos perdido metade da equipa que participou na Fase Zonal e todas as dificuldades em percebermos com que jogadoras poderíamos contar, devido às internacionalizações, também contribuiu para alguma instabilidade na preparação desta Fase Final”, acrescentou Marco Guerreiro.

A participação neste Interassociações, começou na 6.ª feira com uma derrota nas grandes penalidades por 6-5 frente à AF Santarém, depois do 1-1 no tempo regulamentar dos quartos de final. No sábado, no apuramento dos 5.º ao 8.º lugares, a AFL voltou a perder, desta vez por 2-0 frente à AF Aveiro. No último jogo, a contar para os 7.º e 8.º lugares, a nossa seleção goleou a AF Algarve por 6-0. Recorde-se que a AFL integrou a ‘Liga de Ouro’ onde estão inseridas as oito melhores seleções distritais do país.

“Infelizmente não conseguimos conquistar esta prova que era o nosso grande objetivo, contudo tenho de deixar uma palavra de elogio às nossas jogadores que honraram a camisola da AFL e deixaram tudo em campo. As nossas adversárias conseguiram superiorizar-se nos dois primeiros jogos e acabámos por ficar no 7.º lugar. O comportamento de todas dentro e fora do campo foi exemplar e isso também é importante nestes escalões formativos”, diz António Silva, vice-presidente da AFL que chefiou a comitiva. “O nosso staff, mesmo com todas as dificuldades nos treinos e nas convocatórias, fez um trabalho de excelência e merece ser reconhecido, não vou deixar que este 7.º lugar abale a confiança que temos nos nossos técnicos”, acrescentou.

Os sete golos da nossa seleção foram marcados por:

Carolina Falcão – 3
Luena Ferreira – 2
Matilde Rucha – 1
Diana Gomes – 1

A AFL agradece a toda a organização do Torneio pela ajuda prestada durante a prova.