Foi apresentada nesta segunda-feira a 7.ª edição da Festa do Futebol Feminino, no auditório da Associação de Futebol de Lisboa. Edite Fernandes, patrona do torneio, esteve presente e pôde partilhar com os presentes o seu percurso no futebol, lançando o mote para esta Festa.
Serão 400 jogadoras que irão competir nesta Fase Regional no dia 19 de abril, no Centro de Treinos e Formação do GD Estoril Praia, entre as 09h e as 14h.
António Silva, vice-presidente da AFL, deu início à sessão de apresentação e agradeceu o esforço e a resiliência dos clubes no fomento do futebol feminino. “Temos vindo a ter cada vez mais atletas federadas, a festa do futebol feminino tem vindo a crescer e há também mais interesse de clubes, escolas e atletas. Isso só é possível graças aos clubes e escolas que dedicam muito tempo e trabalho”, referiu António Silva.
O sorteio realizado ditou os seguintes grupos:
Sub13 – Futebol 5 – Zona Lisboa Centro 1
Grupo 1 – Seleção AFL ‘A’, SL Benfica, Clube Futebol Benfica, Sporting CP ‘A’
Grupo 2 – Seleção AFL ‘B’, Sporting CP ‘B’, EB Ericeira ‘A’, Externato São José
Sub13 – Futebol 5 – Zona Lisboa 3
Grupo 1 – Vila Fria/Academia Fut. Feminino Oeiras, Santo António IS, AE José Cardoso Pires, Colégio Boa Nova
Grupo 2 – Sport Bosco, GD Estoril Praia, EB Ericeira ‘B’, Sporting CP ‘C’, AE Alvide
Sub15 – Futebol 7 – Zona Lisboa Centro 1
Grupo 1 – AD Pastéis, Clube Futebol Benfica, Seleção AFL ‘A’, Sporting CP ‘A’
Grupo 2 – SL Olivais, SL Benfica, Seleção AFL ‘B’, Sporting CP ‘B’
Sub15 – Futebol 7 – Zona Lisboa 3
Grupo 1 – GD Rio de Mouro RM, SCU Torreense, SU Sintrense, Santo António IS
Grupo 2 – Vila Fria/Academia Fut. Feminino Oeiras, GD Estoril Praia, AE Azevedo Neves, CR Leões Porto Salvo
“Sinto-me extremamente orgulhosa por ser patrona deste torneio, o futebol feminino cresce muito com este tipo de iniciativas”, referiu Edite Fernandes. “Estamos com mais de 12 mil praticantes no futebol feminino em Portugal e queremos aumentar este número, a seleção nacional está a dar um grande impulso a este crescimento”, acrescentou.
A patrona do torneio disse também: “Gostava de ver uma liga profissional feminina em Portugal nos próximos anos, até 2030 creio que isso poderá acontecer”.
“Esta edição deixa-nos bastante otimistas sobre o caminho que está a ser percorrido pelos nossos clubes, que estão a fazer história. Atingimos a marca das 400 atletas inscritas neste evento que é sobretudo um dia de festa onde se celebra o Futebol Feminino na sua base, onde todos os sonhos começam”, referiu o coordenador técnico da AFL, Marco Guerreiro. “Esta edição será disputada em quatro competições divididas por duas regiões com dois escalões (Sub13 e Sub15) cada, apurando para a Fase Nacional as duas equipas vencedoras no escalão Sub13 e as duas equipas vencedoras, no escalão sub15. Se o vencedor de cada uma das quatro competições for um clube ou um centro de treino, apuram-se também as escolas melhor classificadas de cada competição”, esclarece Marco Guerreiro.
“Convidamos todos os pais e clubes a marcar presença neste dia para celebrarem connosco um dia tão especial como este, num projeto que é inclusivo, de todas e para todas as atletas”, diz o coordenador técnico.
A fase nacional da Festa do Futebol Feminino, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol em parceria com o Desporto Escolar e com as Associações Distritais e Regionais, irá decorrer na Cidade do Futebol, Oeiras, a 27 de maio de 2023.
Álbum de fotos da apresentação: