Três dezenas de clubes receberam o prémio fair play da AF Lisboa, que distinguiu comportamentos de excelência de jogadores e dirigentes, em todo o futebol e futsal de formação do Distrito de Lisboa. Os cartões brancos e as bandeiras de ética desportiva, vieram para ficar e podem chegar à UEFA.
Pioneira no reconhecimento de boas práticas desportivas, a AF Lisboa realizou hoje a primeira cerimónia de entrega dos prémios aos clubes que de destacaram, durante a época 2021/2022.
Os números de crescimento de situações de fair play, tem subido no panorama distrital, estando o processo perfeitamente implementado em todo o futebol e futsal de formação, faltando agora dar o passo seguinte: aplicá-lo no futebol sénior.
Convidado a estar presente nesta cerimónia, José Carlos Lima, Presidente do Plano Nacional e Ética Desportiva, congratulou-se pela “luta ganha” pela AF Lisboa na implementação deste “recurso pedagógico que alastrou a todo o País, depois de muita resistência inicial”. O Presidente do PNED, realçou também que este exemplo “está a ser alvo de estudo em Inglaterra, como exemplo de valorização positiva no combate às más praticas”, e que a própria FPF equaciona “apresentar este plano à UEFA como um dos grandes exemplos de futebol positivo”.
O Presidente da AF Lisboa, Nuno Lobo, estava “extremamente satisfeito que Lisboa tenha dado o exemplo, e que o mesmo seja hoje uma realidade incontornável, em praticamente todas as provas do futebol distrital em Portugal, após muita resistência de muitos agentes desportivos”.
Agora que é impossível dar um passo atrás, “há que olhar para a frente e continuar este trabalho no escalão sénior, e lutar para que venha a ser uma realidade, para lá das competições distritais, por forma a que seja mais fácil que a FPF possa apresentar a ideia junto da UEFA, e transformá-la numa prática global, via outras Confederações e FIFA, em todo o planeta”, concluiu Nuno Lobo.
Clubes e Escalões premiados Futebol 11
Juniores A: I Divisão: Sport Clube Sanjoanense; II Divisão: União Desportiva e Recreativa Algés; III Divisão: Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais “B”.
Juniores B: I Divisão: Clube Desportivo de Mafra “A”; II Divisão: Associação Familiar e Desportiva da Torre; III Divisão: Clube Desportivo de Belas “A”
Juniores C: I Divisão: Associação Desportiva do Carregado; II Divisão: Atlético Clube do Cacém “A”; III Divisão: Sociedade União 1º Dezembro “B”; I Divisão C1: Colégio S. João de Brito; II Divisão C1: Monte Agraço Futebol Clube.
Clubes e Escalões premiados Futsal
Juniores A: I Divisão: Póvoa Santo Adrião Atlético Clube; II Divisão: Desportivo Operário do Rangel; III Divisão: Lisboa Clube Rio Janeiro.
Juniores B: I Divisão: Associação Desportiva Marista; II Divisão: União e Progresso da Venda Nova; III Divisão: União Sport Clube Mira Sintra; Feminino: Grupo Desportivo Cultural Recreativo e Social da Zambujeira e Serra do Calvo.
Juniores C: I Divisão: Clube Recreativo e Cultural do Forte da Casa; II Divisão: Associação Academia do Johnson Semedo; III Divisão: Associação Desportiva Os Pestinhas de Povos; Feminino: Clube Recreativo Leões de Porto Salvo.
Juniores D: Campeonato Distrital: Clube Atlético São Brás.
Juniores E: Liga E1: Clube Recreativo Leões de Porto Salvo; E2: Académico Clube de Ciências.
Clubes e Escalões premiados Futebol de 9
Juniores B Feminino: Atlético Clube de Portugal
Juniores D: Grupo Desportivo Igreja Nova
Clubes e Escalões premiados Futebol de 7
Juniores C: Feminino: Sporting Clube Vila Verde.
Juniores D: D1: Grupo Desportivo der Azambuja; D2: Colégio S. João de Brito.
Juniores E: E1: Clube Desportivo de Mafra; E2: Associação Desportiva de Oeiras.