Teve início este sábado, nas instalações da Academia Militar, o novo curso de árbitro de Futebol e de Futsal promovido pela Associação de Futebol de Lisboa.
Neste curso, inscreveram-se 188 candidatos, repartidos entre Futebol e Futsal, registando-se que 18 são candidatas do sexo feminino e 170 do sexo masculino.
Foi perante esta vasta plateia que o vice-presidente da Direção, António Silva, se dirigiu aos candidatos deixando na sessão de abertura palavras de estímulo e incentivo.
Nesta primeira sessão de trabalho, foi feita a apresentação de um documento que revelava todas as fases do curso, bem como de outras questões relacionadas com a arbitragem. Ao longo da apresentação, existiu sempre espaço para perguntas dos candidatos sobre cada um daqueles tópicos em apresentação.
Antonino Silva, presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, foi o mestre de cerimónias, que aqui e ali, foi intervindo no sentido de reforçar a apresentação realizada aos candidatos pelos árbitros Adriana Correia, Carlos Espadinha e Pedro Fragoso.
Este curso que tem como patronos os consagrados árbitros Miguel Castilho (futsal) e José Quitério Almeida (futebol), vai decorrer até 28 de fevereiro, finalizando com a realização de exames teóricos e físicos. No decurso da fase teórica, o ensino será ministrado em regime de be-learning, tendo as sessões práticas a duração de 50 horas. Após isto, segue-se um estágio de 100 horas.
Os candidatos aprovados, começam posteriormente a atuar em jogos das camadas jovens, acompanhados por árbitros mais experientes, sendo que cada um dos estagiários terá alocado um tutor.
No final daquela manhã, coube ao presidente da Direção, Vítor Filipe, encerrar aquela sessão de trabalho, onde nas palavras dirigidas aos candidatos, fez questão de deixar elogios às qualidades do presidente do Conselho de Arbitragem, Antonino Silva, ou “Mestre Antonino” como o apelida, e estimulou os candidatos a concluir a formação agora iniciada, lembrado a escola de valores que é a arbitragem. Na sua intervenção, lembrou os tempos em que foi praticante de futebol e enalteceu junto dos candidatos a importância do papel do árbitro para a existência do jogo justo.
Boa sorte para todos os candidatos.





