Artigo de Opinião de Fábio Lourenço, Vogal da Direção da Associação de Futebol de Lisboa.
Foram mais de 750 mil euros distribuídos pelos clubes do distrito de Lisboa, que se candidataram ao Fundo “Crescer 2024”. Um apoio da Associação Futebol de Lisboa e da Federação Portuguesa de Futebol para a melhoria das infraestruturas, com o objetivo principal de criar e melhorar as condições para um aumento do número de praticantes de futebol, futsal e futebol de praia.
Sabemos a importância deste apoio aos clubes e, uma vez mais, a Associação Futebol de Lisboa não pode deixar de estar ao lado dos mesmos. Por variados motivos, entre eles porque após uma paragem forçada devido à pandemia, que provocou a suspensão de praticamente todas a atividades com o Desporto a não ser exceção, e que levou a uma redução de atletas por abandono. Também porque consequentemente houve uma regressão ao nível financeiro. Todos estes fatores estagnaram as ambições dos clubes, não só ao nível da captação de receitas, como também no criar de melhores condições para a prática desportiva.
Das 21* candidaturas aprovadas, entre melhoria nos campos sintéticos, à recuperação de balneários, colocação de iluminação, modernização de instalações, melhorias em pavilhões, iremos em 2024 contar com 21 instalações desportivas renovadas, visando a dinamização do futebol e futsal, modalidades que têm vindo a crescer e que contamos ajudar a atingir a meta dos 300 mil atletas a nível nacional.
Certamente, este não será o último apoio que iremos disponibilizar aos clubes, porque queremos dar melhores condições aos mesmos e a todos os atletas. Desejamos ter em Lisboa as melhores infraestruturas desportivas para reforçar a posição dos nossos clubes nas diversas divisões que disputam. A importância de alcançarmos esse desiderato para o dia-a-dia dos atletas no clube é fundamental, no sentido de uma melhor prestação desportiva nos campeonatos. Deste modo, queremos e vamos estar sempre do lado dos clubes indo ao encontro das suas ambições e dos desafios que têm pela frente, sempre com o firme objetivo de fazer mais e melhor e de continuar a alcançar resultados desportivos de excelência.
Esta direção, liderada pelo nosso Presidente Nuno Lobo, está, sem margem de dúvidas, agradecida aos nossos clubes filiados, por todo o empenho e por toda a resiliência que têm tido nestes últimos anos, demonstrando a perseverança e a vitalidade, que garantidamente é reconhecida, e que irá levar a um futuro vitorioso em todos os campos e pavilhões do nosso distrito!
Podem sempre contar com a Associação Futebol de Lisboa!
*Clubes apoiados: UP Venda Nova, Aveiras de Cima SC, CA Cadaval, UD Ponte Frielas, CD Venda do Pinheiro, AC Malveira, GD Igreja Nova, CD Vila Franca do Rosário, SC Encarnacense, UDR Santa Maria, CER Tenente Valdez, CR Leões de Porto Salvo, União Mucifalense, SU 1.º Dezembro, SU Sintrense, UDR Sabuguense, Real SC, SCU Campelense, FC Alverca, CRC Forte da Casa e Fundação Salesianos.