Artigo de Opinião de Fábio Lourenço, vogal da direção da Associação de Futebol de Lisboa.
No passado dia 2 de fevereiro, juntamos os 16 clubes que se candidataram ao Fundo Crescer 2024 – Infraestruturas, para a assinatura dos Contratos Programa Desportivos.
Foram aprovadas 16 candidaturas, com um valor global de obras de cerca de 2 milhões de euros, os apoios chegam aos 370 mil euros no total, valor essencial para dar melhores condições aos clubes.
Este apoio, que foi iniciado em 2022, tendo sido a AFL a associação com mais candidaturas a nível nacional, com 22 candidaturas a receberem cerca de 750 mil euros de forma global, e que já se vê obra concluída, com uma significativa melhoria das condições nos campos e pavilhões do nosso distrito.
Sabemos que a situação financeira dos clubes nem sempre é a mais favorável para conseguir fazer obras para dar mais condições aos atletas, mas este apoio foi essencial para conseguirem concretizar essas obras.
Em 2024, vamos ter pelo menos mais 37 clubes com infraestruturas renovadas, com obras de vários tipos, mas com uma certeza, o aumento de praticantes, queremos chegar aos 400 mil inscritos, e a AFL está a trabalhar para isso, tendo hoje o recorde de atletas inscritos, desde sempre, são mais de 35 mil atletas inscritos, sinal que os clubes estão a trabalhar muito bem!
Este fundo termina no final de 2024, todas as obras têm de estar finalizadas no final deste ano, encerrando assim um capítulo importante para todos os clubes, com a certeza de melhorarem os seus campos, pavilhões.
A Federação Portuguesa de Futebol uma vez mais esteve, está e estará do lado do futebol distrital, assumindo como sempre, os parceiros de excelência que são as Associações Distritais Regionais, para a implementação deste projeto, que contou com cerca de 11 milhões de euros a nível nacional.
Que o futuro da Federação Portuguesa de Futebol continue assim, ao lado das ADR’s, dos Clubes mas principalmente ao lado dos atletas, porque o objetivo dos 400 mil atletas é possível, dando as condições necessárias para todos os jovens atletas, praticarem e sobretudo se divertirem pelos campos e pelos pavilhões, e aqui uma palavra de agradecimento ao Presidente Fernando Gomes e a todos os membros da FPF, que diariamente foram incansáveis no apoio deste Projeto Crescer 2024, foram imprescindíveis, foram importantes para conseguirmos ter os números que temos hoje, e sei que o apoio às Associações Distritais são um desígnio destes 12 anos de trabalho do Presidente da FPF, um trabalho continuo que foi e será sempre recordado, pelo que fez, pelo que apoiou e em especial pelos resultados alcançados.
Viva ao Futebol!