A Associação de Futebol de Lisboa viu aprovada a sua candidatura à renovação da certificação da Bandeira da Ética com o Projeto Cartão Branco.
Esta iniciativa da AFL tem sido um sucesso e, por isso, tem havido diversos organismos a distingui-la. A renovação da Bandeira da Ética por mais dois anos é prova disso mesmo.
A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto.
A implementação e operacionalização da Bandeira da Ética compete ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), mediante a criação de uma marca de qualidade das iniciativas desportivas, a qual deve ser potenciada pelas entidades certificadas dentro e fora da sua organização. Na sua conceção contou com o apoio da Universidade dos Valores.
O processo de certificação da Bandeira da Ética assenta nos seguintes pressupostos:
- Construção de um programa de certificação nacional na área da ética desportiva e educação para os valores no desporto;
- Uma conceção compatível e aplicável a todas as modalidades desportivas;
- Uma metodologia que garanta processos justos, transparentes e de autogestão;
- A capacidade de gerar reconhecimento para iniciativas desportivas que apostam na temática da ética e valores no desporto.
A Bandeira da Ética compreende os seguintes objetivos:
- Inovar, mediante a criação de uma metodologia para certificação dos valores éticos no desporto;
- Garantir uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes do sistema desportivo;
- Implementar um processo que identifique e promova boas práticas no desporto;
- Promover a visibilidade de iniciativas multiplicáveis e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.
A Bandeira da Ética é dirigida a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Os proponentes podem requerer a certificação de projetos, iniciativas, departamentos, ou da própria entidade no seu conjunto de atividades, devendo a informação prestada ser coincidente com o âmbito da certificação pretendida.
A Bandeira da Ética assenta numa plataforma tecnológica que viabiliza duas principais funcionalidades:
- a submissão de candidaturas à certificação, que se refere ao próprio processo de obtenção da acreditação
- o repositório de boas práticas de ética e valores no desporto, onde são arquivados um conjunto de recursos de excelência, disponíveis para consulta por parte da comunidade da Bandeira da Ética.