A Seleção Sub14 de Futebol Masculino da Associação de Futebol de Lisboa conquistou o Torneio Lopes da Silva, que decorreu no final de junho, em Aveiro. Foi a 15.ª conquista do Torneio Lopes da Silva pela AF Lisboa em 28 edições da prova.
A caminhada vitoriosa da nossa equipa começou pela Fase de Grupos, onde levou a melhor sobre todos os adversários. No dia 24 de junho, vencemos por 2-0 a AF Algarve (golos de Diego Farinha e Tiago Freitas), no dia seguinte batemos a AF Aveiro por 1-0 (golo de Martim Gomes) e no último jogo, dia 26, ganhámos por 7-0 (golos de Francisco Vaz, Diego Moreira, Pedro Rocha e poker de Martim Ribeiro) diante da AF Castelo Branco.
A vitória no Grupo E/F levou-nos para a Liga Platina, onde se inserem as melhores seleções desta primeira fase. No grupo da Liga Platina tivemos pela frente a AF Madeira, detentora do título, no dia 28 (vitória 5-0, golos de Pedro Rocha, Martim Ribeiro e hat-trick de Martim Gomes) e a AF Braga, no dia 29 (vitória 3-1, golos de Martim Gomes, Martim Ribeiro e Diego Moreira).
Estes resultados levaram-nos até à Final, onde no dia 30 de junho, batemos a AF Porto por 1-0 (golo de Diego Farinha).
Francisco Wang foi eleito o melhor jogador do torneio e Martim Ribeiro foi distinguido como o melhor marcador (6 golos em 6 jogos). A Seleção da AF Lisboa sofreu apenas um golo em toda a competição e marcou 19.
Discurso Direto:
Marco Guerreiro, selecionador e diretor técnico: “Vencer este Torneio é sempre uma sensação única e inesquecível. Foi o culminar de uma época longa e difícil e recuperar um troféu que nos tinha fugido nas últimas edições por pormenores. O grupo está todo de parabéns pelo trabalho fantástico e pelas memórias que ficarão para a vida. Agradecer a todos os atletas e colegas de staff sem exceção, em especial ao Vice-Presidente António Silva e ao presidente Nuno Lobo, pela confiança inabalável em mim e na minha equipa de trabalho. Quem trabalha com esta confiança só pode devolver com competência. É o que temos feito. Está é a melhor época de sempre das Seleções da AFL que em quatro Torneios marcou presença em todas as Finais, vencendo três. A palavra orgulho é pouca para descrever toda a alegria e sentimento de dever cumprido. Era um objetivo que tinha desde que cheguei e finalmente conseguimos. Encerra-se assim mais um bonito capítulo nesta já longa caminhada”.
António Silva, vice-presidente e chefe de comitiva: “Como disse antes da partida para o Torneio, tínhamos dois objetivos claros e conseguimos cumprir ambos. O primeiro era dignificar a Associação de Futebol de Lisboa com comportamentos exemplares dentro e fora do campo e o segundo era conquistar o Torneio Lopes da Silva, que nos fugia desde 2018/2019. Foi uma conquista mais do que justa, enfrentámos boas seleções que nos foram complicando as coisas ao longo do percurso, mas conseguimos sair por cima e vencer todos os jogos, sofrendo apenas um golo. Este sucesso só foi alcançado graças à enorme capacidade de trabalho e resiliência de todo o grupo, liderado pelo Marco Guerreiro, que fez um trabalho exemplar. Conseguimos alcançar também dois prémios individuais, o que é sempre importante e que nos deixa muito orgulhosos. Sendo este o primeiro Torneio em que estes jogadores se podem mostrar aos selecionadores nacionais, faço votos de que consigam chegar à Seleção Nacional e que cumpram os seus objetivos. Quero agradecer a todos os clubes que cederam jogadores à nossa Seleção e também a todos os familiares que nos apoiaram ao longo do Torneio. Não posso deixar de enaltecer o trabalho de enorme competência e rigor do selecionador Marco Guerreiro, um enaltecimento extensível a todos os elementos da equipa técnica e do staff, que dignificaram e muito a AFL. Para mim foi um orgulho enorme chefiar esta comitiva, que mais uma vez elevou o nome da Associação”.
A comitiva da AF Lisboa foi composta por:
Jogadores:
1 – Francisco Roxo (Real SC)
2 – Rodrigo Mendes (Sporting CP)
3 – Samuel Tavares (Sporting CP)
4 – Tomás Pedrosa (SL Benfica)
5 – Afonso Pereira (FC Alverca)
6 – Martim Batista (Sporting CP)
7 – Pedro Rocha (CF Os Belenenses)
8 – Guilherme Castro (SL Benfica)
9 – Martim Ribeiro (Sporting CP)
10 – Diego Farinha (Sporting CP)
11 – Francisco Wang (SL Benfica)
12 – Afonso Guerra (Sporting CP)
13 – Martim Catela (CF Os Belenenses)
14 – Tiago Barrela (GD Malveira Serra)
15 – Afonso Baldé (SL Benfica)
16 – João Silva (SL Benfica)
17 – Francisco Vaz (CF Os Belenenses)
18 – Tiago Freitas (SG Sacavenense)
19 – Diego Moreira (Sporting CP)
20 – Martim Gomes (SL Benfica)
Staff:
António Silva, vice-presidente da AFL
Marco Guerreiro, diretor técnico e selecionador da AFL
Álvaro Tomás, treinador adjunto
Leonel Tomé, treinador adjunto
Carlos Correia, massagista
Fernando Dores, técnico de equipamentos