Balanço da Fase Zonal da Taça das Regiões

A Seleção Sénior da Associação de Futebol de Lisboa garantiu o acesso à Fase Final da Taça das Regiões, depois de ter conquistado o Grupo 5 da Fase Zonal, que decorreu em Reguengos de Monsaraz, Évora, entre 08 e 10 de dezembro.

No primeiro jogo, dia 08, a equipa às ordens de Marco Guerreiro empatou 1-1 (marcou Arian Semedo) diante da anfitriã, AF Évora. Apesar da superioridade em todo o jogo, os eborenses acabaram por conseguir suster o domínio lisboeta e o encontro terminou empatado. No dia 09, a nossa Seleção folgou e assistiu à vitória da AF Évora sobre a AF Portalegre, por 1-0.

Com isto, no dia 10, a AF Lisboa sabia que só a vitória interessava para seguir em frente na Taça das Regiões. O triunfo por um golo de diferença atirava as decisões para o critério de desempate disciplinar (com a nossa Seleção em vantagem antes do jogo) e uma vitória por dois ou mais golos de diferença dava automaticamente a passagem.

Desde o primeiro minuto do jogo diante da AF Portalegre que a nossa Seleção impôs o seu jogo em busca do golo. Foi com naturalidade que o mesmo apareceu e que se foi alcançando o dilatar do resultado até ao 3-0 (marcaram Arian Semedo, João Fernandes e Rodrigo Quaresma). Neste segundo jogo, a AF Lisboa desperdiçou várias ocasiões, inclusivamente um penálti.

Com uma vitória e um empate, a AF Lisboa qualificou-se para a Fase Final da Taça das Regiões, onde vai defender o título perante as Associações de Braga, Viseu, Castelo Branco, Setúbal e Madeira. Serão sorteados dois grupos de três seleções e o vencedor de cada grupo disputa a final. A prova ainda não tem local definido, mas decorrerá de 28 de fevereiro a 03 de março.

Os trabalhos da nossa Seleção, tendo em vista essa Fase Final, iniciam-se em janeiro.

Discurso direto:
Marco Guerreiro, selecionador: “Partimos para esta Fase de Grupos com a responsabilidade de assumir a defesa do título, o que só era possível vencendo o grupo para garantir presença na Fase Final. Tínhamos pela frente duas Seleções de qualidade, uma das quais (Évora) a única que nos venceu nesta prova, desde que assumi o cargo de selecionador. Foi precisamente Évora a Seleção que mais dificuldades nos criou logo no jogo inaugural com um empate 1-1. Partimos para o segundo jogo com Portalegre com a obrigação de vencer. Qualquer outro resultado afastava-nos da Fase Final. Assumimos essa pressão e com todo o mérito fizemos uma exibição inequívoca, tendo assumido o jogo e sido sempre superiores. Mas que quem está por fora não pense que foi fácil porque na verdade todo o processo de preparação desta seleção foi tudo menos fácil, com muitas contrariedades que prejudicaram a nossa preparação e podiam ter colocado em causa o apuramento. Mesmo com essas contrariedades, o processo continua sempre a depender de nós, fomos resilientes e superamo-las em conjunto com estes fantásticos jogadores. Construímos mais um grupo com ambiente de família. Onde o Todo é mais importante do que as individualidades. Para este sucesso foi também fundamental o trabalho e profissionalismo dos meus companheiros de luta, o Álvaro, o Calheiros, o Tiago, o Carlos e o Jorge. Nunca esquecendo o Armindo que apoia na logística dos equipamentos e o indispensável apoio da Direção na pessoa do Sr. António Silva, sempre presente junto do grupo. Agora vamos descansar até janeiro e depois voltamos a concentrar-nos na Fase Final, com o indispensável apoio dos Clubes que nunca nos viraram as costas e têm sido fundamentais neste sucesso”.

António Silva, vice-presidente: “O balanço desta Fase Zonal é muito positivo, uma vez que conseguimos alcançar a qualificação para a Fase Final. O grupo comportou-se de forma exemplar dentro e fora do campo, mostrando sempre estar à altura deste difícil desafio de defender o título. Merecíamos ter ganho os dois jogos, mas também há que reconhecer o valor da AF Évora, contra quem empatámos, e da AF Portalegre, que apesar de ter perdido connosco mostrou ser uma boa seleção. Agradeço, em nome da AFL, à AF Évora pela receção e pela organização irrepreensível deste Torneio. Mais uma vez esta seleção sénior dignificou a Associação e segue firme na luta pela revalidação do título”.

A comitiva da AF Lisboa foi composta por:

Jogadores:

1 – Rodrigo Dias (Interoeste FC)
2 – João Afonso (SG Sacavenense)
3 – Arian Semedo (UA Povoense)
4 – João Job (SG Sacavenense)
5 – Tiago Castelinho (Interoeste FC)
6 – Micael Simão (C Futebol Benfica)
7 – Gabriel Sanches (GD Estoril Praia)
8 – Henrique Oliveira (GDU Ericeirense)
9 – Edney Ribeiro (Interoeste FC)
10 – Renato Martins (C Futebol Benfica)
11 – Juan Saldarriaga (CF Os Belenenses)
12 – David Tomás (SG Sacavenense)
13 – Jhonatan Silva (AC Cacém)
14 – Afonso Henriques (C Futebol Benfica)
15 – João Fernandes (Interoeste FC)
16 – André Silva (Interoeste FC)
17 – Rodrigo Quaresma (GD Estoril Praia)
18 – Gonçalo Canhoto (SG Sacavenense)
19 – Victor Fati (GS Loures)
20 – Vítor Martins (UA Povoense)

Staff:

António Silva, vice-presidente da AFL
Marco Guerreiro, selecionador
Álvaro Tomás, adjunto
Pedro Calheiros, adjunto
Tiago Freixo, adjunto
Jorge Monteiro, massagista
Armindo Domingues, técnico de equipamentos