Artigo de Opinião e Balanço de Marco Guerreiro, Coordenador Técnico da Associação de Futebol de Lisboa.
Terminada a época desportiva 2022-2023, é tempo de fazer um balanço daquela que foi a 9.ª temporada que estive ao serviço da Associação de Futebol de Lisboa. Um ano desafiante e de muito trabalho e apesar de nem tudo correr como desejado, com o sentimento de dever cumprido.
Ao nível das seleções distritais, as nove equipas em atividade realizaram uma centena de treinos, tendo sido observados 243 jogos oficiais pelas respetivas equipas técnicas, percorrendo mais de 7000 quilómetros pelo distrito de Lisboa. Participámos em todos os Torneios Interassociações de Futebol e Futsal organizados pela FPF, percorrendo o país de norte a sul. Muitos quilómetros percorridos e perdidos de vista e muitas horas de viagens, algumas delas difíceis, mas memoráveis pelas paisagens únicas que o nosso país e a nossa vizinha Galiza nos proporcionam. Ao todo foram “só” 50 dias longe das nossas famílias, longe do nosso lar. No final ficam as boas memórias e as várias famílias que vamos construindo…
Desportivamente, de realçar a conquista pelo terceiro ano consecutivo do Torneio Interassociações de Sub14 de Futebol 7 Feminino e um honroso 5.º lugar europeu na segunda participação na Fase Final da UEFA Regions Cup, motivo de muito orgulho para todos. De realçar também o domínio do número de atletas presentes nas Seleções nacionais, revelador do trabalho e da qualidade dos nossos clubes, técnicos e atletas. Infelizmente não foi possível concretizar o objetivo de conquistar o Torneio Lopes da Silva nem o Torneio Interassociações de Sub16 de Futebol 9 Feminino, estando já a projetar a próxima época desportiva 2023/2024 para que esse desejo se torne uma realidade.
Na Festa do Futebol Feminino fizemos história juntando numa só manhã 400 meninas unidas pelo gosto pelo futebol. Um dia memorável.
Ao nível do Processo de Certificação de Entidades Formadoras, foi um ano muito exigente, com o acompanhamento de cerca de 100 clubes, que resultou em mais de 100 reuniões de trabalho, com o propósito de continuar a ajudar os clubes a melhorar as suas candidaturas, o seu processo metodológico e de treino, com o objetivo de formar mais e melhores atletas.
Ao nível da Formação de Treinadores, o desafio era enorme, só superado com o empenho de todos os envolvidos, desde parceiros, formadores, coordenadores de estágio, formandos e colaboradores. Ao todo, tivemos em formação cerca de 600 Treinadores divididos por 20 Cursos (300 em estágio e 300 em formação, agora preparados também eles para iniciar estágio). Também na oferta formativa aos nossos treinadores, realizámos 12 ações de formação contínua num total de 49 horas.
Este é um trabalho exigente e desafiante, que só é possível fruto de todos(as) aqueles(as) que me acompanham (desde treinadores, formadores, staff clínico, restante staff, funcionários, Conselho de Arbitragem e tantos outros) e aos quais agradeço carinhosamente. A todos(as), obrigado pela vossa dedicação, disponibilidade e compreensão.
Uma palavra de agradecimento à Direção da AFL, clubes e agentes desportivos que direta ou indiretamente contribuem diariamente para que se consigam reunir as melhores condições possíveis para desenvolvermos o nosso trabalho, junto dos clubes e atletas.
Aos e às atletas uma palavra de apreço por toda a dedicação e compromisso!