Esta terça-feira as nossas seleções de futebol feminino de 7 e 11, regressaram ao trabalho. O parque de jogos do CER Tenente Valdez, na Pontinha, acolheu esta jornada dupla de trabalho, onde as atletas convocadas pelos Selecionadores Distritais, Rita Sousa e Rui Tanganha, puderam revelar porque foram convocadas para estes trabalhos.
Rita Sousa, Coordenadora Assistente do Futebol Feminino e Selecionadora Distrital Sub-12, no final daquele treino, fazia um balanço muito positivo deste início de trabalhos, revelando que “as atletas demonstraram uma alegria constante neste primeiro treino do ano. A disponibilidade, vontade e empenho de todas fez com que o treino decorresse de forma muito agradável, sem nunca faltar a competitividade. É muito positivo verificar in loco que, mesmo sendo atletas mais novas, já demonstram muita qualidade, entusiasmo, vontade de aprender e um enorme compromisso e orgulho em representar a Associação de Futebol de Lisboa, algo sentido do primeiro ao último minuto do treino”. Além disso, aquela responsável deixou ainda uma “uma palavra de agradecimento aos clubes pelo trabalho desenvolvido nos escalões mais jovens para que o Futebol Feminino venha a ser cada vez mais competitivo.”
Este início de treinos deu a conhecer, segundo Marco Guerreiro, Coordenador Técnico da AFL, “um novo projeto no âmbito do Desenvolvimento do Futebol Feminino, com a criação de um espaço de evolução no Centro de Treinos de Futebol Feminino da AFL, para atletas Sub-12, nascidas em 2014 e 2015. Desta forma, iremos observar e referenciar atletas mais jovens, num total de 12 treinos, proporcionando às mesmas, um espaço diferenciado de prática exclusivamente feminino. Temos como objetivo organizar um Torneio de Desenvolvimento para este escalão, no dia 30 de maio, para o qual irão ser criadas 3 ou 4 seleções distritais, com a realização de vários jogos entre si, constituindo assim o que acreditamos venha a ser um momento onde estas jovens jogadoras possam evoluir e alimentar o gosto pela modalidade. Será igualmente uma oportunidade para os nossos clubes de verem reconhecido o seu trabalho na modalidade e a sua aposta no futebol feminino, que tem vindo a crescer, e desejamos que assim continue. Aos Clubes e respetivas equipas técnicas, o nosso agradecimento por toda a colaboração e investimento que fazem no Futebol Feminino”.
Por sua vez, Rui Tanganha, Selecionador Distrital Sub-16 também apresentou as linhas mestras do plano de trabalhos agora iniciado, nesta que foi “a primeira unidade de treino em 2026, na continuidade do nosso trabalho de observações” que contou “com a presença de novas atletas chamadas na presente época ao espaço de treino da Seleção AFL. A sua prestação e proatividade na sessão deu-nos sinais indicadores muito positivos do seu valor, o que nos permite prosseguir com o nosso trabalho, de forma confiante e com boas perspetivas para uma correta preparação da equipa, tendo em vista a participação na Fase Final do Torneio Interassociações, onde pretendemos dignificar e deixar uma imagem prestigiante e de qualidade da nossa seleção e jogadoras, condizente com o bom trabalho que tem sido desenvolvido nos nossos clubes filiados, cuja colaboração e disponibilidade ao longo da época, continua a ser vital na nossa organização e que muito agradecemos.”

