A Associação de Futebol de Lisboa iniciou junto dos seus associados ações de sensibilização em nome da integridade desportiva. Estas ações visam alertar os jovens jogadores para que estes estejam capacitados a identificar ações e propostas que vão contra a ética desportiva, nomeadamente em questões relacionadas com o match-fixing, racismo ou assédio sexual.
Os jovens atletas de Sub-15 (masculinos e femininos) são o público-alvo preferencial, mas também podem participar nestas ações dirigentes desportivos, pais de atletas e treinadores.
A realização das ações está integrada num dos critérios do processo de certificação dos clubes. A Federação Portuguesa de Futebol promoveu recentemente a 6.ª edição do Workshop para Capacitação de Responsáveis de Integridade, com o objetivo de dotar as associações distritais de responsáveis de integridade. No caso da AFL, tanto o seu diretor executivo, José Ribeiro, como o secretário da direção, Hugo Henriques, viram renovada a responsabilidade de serem os responsáveis distritais de integridade, estando assim capacitados para ministrar estas ações nos clubes associados, em mais uma época desportiva.