O 1º Congresso do Futebol Português decorreu na passada sexta e sábado, na FPF Arena, na Cidade de Futebol. Este evento, considerado um marco importante para o mundo do futebol, reuniu naquele local representantes de Associações Distritais e Regionais, Associações de Classe, Liga Portugal e Clubes – das áreas do Futebol, Futsal, Futebol de Praia e Walking Football, para perspetivar a visão estratégica para o futebol até 2036.
Coube ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, a abertura dos trabalhos do congresso e à CEO da FPF, Helena Pires, a introdução à apresentação do trabalho das comissões.
A Associação de Futebol de Lisboa marcou presença neste encontro, sendo a sua comitiva constituída pelos vice-presidentes António Silva e Fábio Lourenço, pelos vogais da Direção, Nuno Silva, Ricardo Nascimento e Ricardo Ribeiro e ainda pelo diretor técnico Marco Guerreiro e o chefe de serviços, Hugo Henriques.
Durante estes dois dias, foram apresentadas as propostas e medidas que as 19 comissões (permanentes e não permanentes), produziram e que foram remetidas à direção da FPF, podendo muitas delas vir a ser adotadas já na próxima época desportiva.
No âmbito destas comissões, o presidente da Direção, Vítor Filipe participou na Comissão de Financiamento e Controlo Económico e o nosso diretor técnico, Marco Guerreiro na Comissão de Competições de Clubes.
A próxima edição do Congresso do Futebol Português está agendada para 29 e 30 de janeiro de 2027.



