Mais quatro dezenas de novos árbitros de Futebol.
Curso de Candidatos a Árbitros de Futsal iniciou na passada segunda-feira com 20 candidatos.
Terminou no passado dia 04 de novembro o Curso de Candidatos a Árbitros de Futebol. Este processo de formação e captação ficou marcado pela introdução inovadora de uma prova prática de avaliação, com tomada de decisão, movimentação e gestão de conflitos, para além das regulamentares provas físicas e escritas.
No início do ano de 2024, terá início um novo curso de Candidatos a Árbitros de Futebol e de Futsal.
“Estes novos árbitros de futebol e os futuros árbitros de futsal que iniciam o curso, encontraram uma via relevante para se manterem ligados à modalidade que os apaixona, estando no epicentro do jogo. Espero que rapidamente estejamos todos, AFL e clubes, focados numa aposta clara na captação de árbitros junto dos juniores que não encontram espaço nas equipas seniores, nesse momento de transição. Juntos conseguiremos ultrapassar as carências existentes para enfrentar o crescimento do número de jogos e competições, que arbitragem, mesmo dilatando os seus quadros, não tem conseguido acompanhar”, refere o Luís Estrela, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, e reforça ainda que “a necessidade premente de mais árbitros, não desfocará o Conselho de Arbitragem na seleção de elementos, vincando a aposta clara na melhoria da comunicação e interação destes com os demais intervenientes.”
“Os gabinetes técnicos de arbitragem para as modalidades de futebol, futsal e futebol praia têm feito um trabalho fantástico, minucioso e de intervenção, para que a assertividade, o equilíbrio emocional, os conhecimentos de leis de jogo e rapidez de execução, a condição física, a gestão de conflitos e a coerência mantenham os nossos árbitros, desde o início, no patamar de qualidade que têm demonstrado nas nossas competições e quando alcançam as provas nacionais. Mas como em qualquer equipa ou plantel, o trabalho é diário, contínuo e intenso para evitar ao máximo a existência de performances menos conseguidas. Grande parte dos árbitros de futebol e futsal treinam e dedicam-se vários dias de semana para chegar aos jogos do fim-de-semana e fazerem o melhor trabalho possível, prestigiando o seu mérito e esforço e a AFL que carregam no peito”, sublinhou o Presidente do CA da AFL.