A Seleção Sénior da Associação de Futebol de Lisboa entrou com o pé direito na UEFA Regions Cup ao vencer por 1-0 o Dolnoslaski (Polónia), na 1.ª jornada do grupo B.
O golo de Rodrigo Pinto aos 43 minutos foi suficiente para derrotar os atuais bicampeões.
Na primeira parte o jogo foi muito equilibrado com as equipas encaixadas uma na outra e sem grandes oportunidades até bem perto do intervalo. A Seleção da AF Lisboa mostrou sempre mais vontade em mandar no jogo e os polacos nos minutos iniciais foram obrigados a recorrer várias vezes à falta para travar as investidas lisboetas.
Aos 27 minutos, João Afonso deixou o primeiro aviso com um remate à figura do guarda-redes do Dolnoslaski. Aos 34 minutos, Rodrigo Pinto recebeu um cruzamento de David Cardoso, mas cabeceou em desequilíbrio. Aos 39 minutos foi a vez do Dolonslaski ameaçar. David Tomás fez uma grande defesa ao sair aos pés de Puchala e não permitiu que as redes balançassem.
Já com o intervalo a chegar, aos 43 minutos, surgiu o golo inaugural. Brilhante jogada que se iniciou com um cruzamento de Leandro Bral para Afonso Henriques que assistiu de calcanhar para Rodrigo Pinto. O avançado fuzilou o guarda-redes Brandl e deu vantagem à AF Lisboa. A dedicatória do golo foi para David Inácio, jogador que foi baixa de última hora na seleção devido a um problema físico.
Para a 2.ª parte, Marco Guerreiro refrescou a equipa tirando David Cardoso e Cláudio Carvalho e colocando Henrique Oliveira e Sérgio Borges. Depois de uma fase de muito equilíbrio no começa da 2.ª parte, foi o Dolnoslaski que teve duas ocasiões para marcar. Aos 59’, Wojciechowski testou David Tomás que fez mais uma brilhante defesa e aos 63’ foi a vez de Skolimowski ter nos pés o empate, mas atirou ao lado.
A AF Lisboa respondeu aos 68’ com Henrique Oliveira a rematar forte. Levou a melhor o guarda-redes Brandl. Com o passar dos minutos, a formação polaca começou a arriscar mais e a jogar de forma mais agressiva. A AF Lisboa fez algumas faltas e concedeu alguns cantos, mas as iniciativas polacas morreram sempre nas mãos de David Tomás ou então saíram desenquadradas com a baliza.
Aos 83’, Bak isolou-se pela direita e picou a bola por cima do guarda-redes português falhando por pouco o golo. A nossa seleção nunca perdeu a concentração e foi controlando o jogo até aos 90 minutos. A compensação foi de 6 minutos.
Nesse tempo, os comandados de Marco Guerreiro conseguiram suster a pressão polaca e ficaram com os três pontos. Uma vitória muito importante nesta 1.ª jornada, até porque no outro jogo do grupo, Zlin (Chéquia) e Belgrado (Sérvia) empataram 1-1.
Ficha de Jogo:
09 de Junho de 2023 – Estádio Baltar, Saxenxo – 1.ª Jornada Fase Final UEFA Regions Cup – Grupo B
AF Lisboa vs. Dolnoslaski (Polónia)
AFL: David Tomás (GR), João Afonso, André Oliveira, Ivo Dias, Leandro Bral, Miguel Barros, Afonso Henriques, David Cardoso ©, Cláudio Carvalho, Renato Martins, Rodrigo Pinto.
Suplentes: Rodrigo Dias (GR), Vítor Martins, João Job, Henrique Oliveira, Leandro Mofreita, César Magalhães, Sérgio Borges, André Guedes, Bruno ‘Botas’.
Selecionador: Marco Guerreiro
Dolnoslasky: Szymon Brandl (GR), Krzysztof Walis, Mateusz Stempin, Piotr Kotyla, Tomasz Wojciechowski, Jakub Bohdanowicz ©, Adrian Puchala, Adrian Niewiadomski, Kamil Sadowski, Lukasz Szukielowicz, Pawel Niemienionek.
Suplentes: Piotr Zabielski, Jakub Kierkiewicz, Dawid Wasilewski, Lukasz Skolimowski, Mateusz Poswistajlo, Michal Hawrylo, Dawid Bak, Pawel Slonecki, Lukasz Orzechowski.
Selecionador: Grzegorz Borowy
Golos: 1-0 aos 43’ por Rodrigo Pinto,
Disciplina: Cartão Amarelo para Sérgio Borges aos 64’, para Mateusz Poswistajlo aos 79’, para César Magalhães aos 90+2’,
Substituições: David Cardoso e Cláudio Carvalho saíram aos 46’ para entradas de Henrique Oliveira e Sérgio Borges; Afonso Henriques saiu aos 55’ para a entrada de César Magalhães; Sairam Piotr Kotyla, Tomasz Wojciechowski aos 61’ e entraram Lukasz Skolimowski, Mateusz Poswistajlo; Saiu Rodrigo Pinto aos 62’ e entrou Bruno ‘Botas’; Saiu Renato Martins aos 73’ e entrou Leandro Mofreita; Saiu Jakub Bohdanowicz aos 74’ e entrou Lukasz Orzechowski; Saiu Mateusz Stempin e entrou Dawid Bak aos 80’,
Equipa de Arbitragem: Trustin Cann (Malta), auxiliado por Atom Sevgulyan (Arménia) e Melanie Malena (Luxemburgo), 4.º árbitro Javier Rojas (Espanha)
Fotos: UEFA – Vídeo: Canal 11