A AF Lisboa está fora da UEFA Regions Cup depois da derrota frente a Belgrado por 2-1, em jogo referente à 3.ª jornada do grupo B da fase final da competição.
A nossa seleção entrou melhor e logo aos 3’ ficou perto de marcar por Rodrigo Pinto, que atirou por cima. As equipas iam-se encaixando, mas era a AFL que tinha mais iniciativa e procurava mais afincadamente o golo.
A partir dos 25’, a Sérvia começou a ter mais bola e a procurar o erro da defesa lisboeta, que contudo nunca se desmontou. Antes de sofrer, a AF Lisboa ainda ficou à beira do golo, mas o remate de Renato Martins aos 37’ saiu ao lado.
Aos 42’ apareceu o 1-0 para Belgrado. Cruzamento da esquerda e cabeceamento exemplar de Marko Gravilovic. Logo no reatamento da partida, Lisboa cheirou o golo. André Guedes cruzou bem, mas Rodrigo Pinto falhou o alvo em boa posição. A nossa seleção veio depois um pouco nervosa para a 2.ª parte e ficou perto de sofrer logo aos 50’. Seis minutos depois, Saric isolou-se perante David Tomás, mas não conseguiu finalizar.
A AFL reagiu bem e aos 61’ e aos 66’ teve duas excelentes ocasiões para empatar. Primeiro Renato Martins, dentro da área, rematou para a defesa do guarda-redes sérvio e depois Henrique Oliveira de meia distância assustou o adversário. Sempre muito cínica, a seleção sérvia fez o 2-0 aos 68’. Combinação pela direita com Marko Gravilovic a bisar na partida.
A partir daí a AF Lisboa caiu animicamente, sentindo naturalmente o segundo golo, apesar disso nunca deixou de lutar. Aos 80’, Bruno ‘Botas’ marcou de cabeça, só que o árbitro auxiliar assinalou fora de jogo, num lance que deixou muitas dúvidas. Com o tempo a escassear, o melhor que o conjunto português conseguiu foi reduzir aos 90+5’ por intermédio de Afonso Henriques.
No outro jogo do grupo, Dolnoslaski e Zlin empataram 0-0, pelo que foi Belgrado a seguir para a final.
Ficha de Jogo:
14 de Junho de 2023 – Estádio Baltar, Sanxenxo – 3.ª Jornada Fase Final UEFA Regions Cup – Grupo B
AF Lisboa vs. Belgrado (Sérvia)
AFL: David Tomás (GR), André Guedes, João Job, Ivo Dias ©, Leandro Bral, Miguel Barros, César Magalhães, Henrique Oliveira, Cláudio Carvalho, Leandro Mofreita, Rodrigo Pinto.
Suplentes: Rodrigo Dias (GR), Vítor Martins, André Oliveira, David Cardoso, Afonso Henriques, João Afonso, Bruno ‘Botas’, Renato Martins.
Selecionador: Marco Guerreiro
Belgrado: Bojovic (GR), Marinkovic, Miljkovic, Toskovic, Pavlovic, Saric ©, Kolarevic, Filipovic, Krstovic, Marko Gavrilovic, Dimitrije Gavrilovic.
Suplentes: Novakovic (GR), Vukic, Maksimovic, Raskovic, Avramovic, Bajrami, Jankovic, Ognajanovic.
Selecionador: Goran Jankovic
Golos: Marko Gravilovic aos 42’ e aos 68’, , Afonso Henriques aos 90+5’..
Disciplina: Cartão amarelo para Miljkovic aos 29’, para Cláudio Carvalho aos 40’, para Toskovic aos 45+2’, para Rodrigo Pinto aos 52’, para Afonso Henriques aos 80’, para André Oliveira aos 85’, para Miguel Barros aos 86’.
Substituições: Saiu Leandro Mofreita e entrou Renato Martins aos 33’, Saíram Leandro Bral e Cláudio Carvalho e entraram Afonso Henriques e Vítor Martins aos 54’, Saíram Ivo Dias e César Magalhães e entraram André Oliveira e Bruno ‘Botas’ aos 63’ e saiu Saric para a entrada de Ognajanovic, Saiu Filipovic e entrou Vukic aos 74’, Saíram Dimitrije Gavrilovic e Kolarevic e entraram Bajrami e Avramovic aos 82’.
Equipa de Arbitragem: Kristoffer Karlsson (Suécia), auxiliado por Martins Roberts (País de Gales) e Slagjan Markoski (Macedónia do Norte), 4.º árbitro Alejandro Ruiz (Espanha).
Fotos: UEFA