A Seleção Sénior da Associação de Futebol de Lisboa qualificou-se, neste domingo, para a Fase Final da Taça das Regiões depois de vencer por 3-0 a Associação de Futebol de Portalegre, em Reguengos de Monsaraz.
Depois do empate 1-1, na sexta-feira, com a Associação de Futebol de Évora e de ter assistido à vitória dos eborenses frente à AF Portalegre, neste sábado por 1-0, a AF Lisboa sabia que só a vitória interessava para seguir em frente na Taça das Regiões. O triunfo por um golo de diferença atirava as decisões para o critério de desempate disciplinar (com a nossa Seleção em vantagem antes do jogo) e uma vitória por dois ou mais golos de diferença dava automaticamente a passagem.
Os primeiros minutos foram equilibrados, mas aos 10′, a AF Lisboa inaugurou o marcador. Canto cobrado na direita do ataque com a bola a ressaltar em dois jogadores até ir parar aos pés de Arian Semedo, que só teve de encostar para o fundo da baliza.
Apesar das várias oportunidades na 1.ª parte, a AFL não conseguiu dilatar a vantagem por esbarrar no guarda-redes adversário, na muralha defensiva ou nos ferros da baliza adversária.
No arranque da 2.ª parte, a AFL entrou com vontade de marcar mais um golo que pudesse dar mais folga para gerir o jogo e Victor Fati atirou logo uma bola à trave. Aos 56′, a nossa Seleção beneficiou de uma grande penalidade, mas Juan Saldarriaga desperdiçou.
Este momento não abalou a AFL e João Fernandes, que tinha sido lançado por Marco Guerreiro ao intervalo, marcou aos 59′. O domínio da nossa Seleção ficou ainda mais evidente com o grande golo de Rodrigo Quaresma aos 64′. 3-0 com menos de meia hora para o final.
A partir daí foi só gerir o resultado até ao apito final que confirmou o apuramento para a Fase Final da Taça da Regiões.
A Associação de Futebol de Lisboa alinhou com: David Tomás, João Afonso, Arian Semedo, João Job (capitão), Victor Fati, Afonso Henriques, Rodrigo Quaresma, Gonçalo Canhoto, Vítor Martins, Juan Saldarriaga e Jhonatan Silva.
Jogaram ainda: João Fernandes, André Silva, Renato Martins, Gabriel Sanches, Rodrigo Dias, Micael Simão e Edney Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Tiago Castelinho e Henrique Oliveira.
“Sabíamos que o 1-0 servia, mas não estávamos a jogar para esse resultado. Foi angustiante termos atirado três bolas aos ferros na 1.ª parte. Tenho de agradecer à Associação de Futebol de Évora pelo excelente trabalho em campo e também na organização, quero também deixar uma palavra para a Associação de Futebol de Portalegre que deixou uma grande imagem”, referiu o nosso selecionador Marco Guerreiro após o jogo. “Tenho de agradecer também aos clubes que nos apoiaram e aos jogadores que se sacrificaram para representar a Seleção”, acrescentou o técnico.
“A Fase Final vamos ver o que dá, já tivemos a experiência de ganhar e de não ganhar, mas sabemos que temos responsabilidade. É importante que, de uma vez por todas, as pessoas deem as mãos em torno desta equipa, sejam estes 20 jogadores ou outros 20”, afirmou também Marco Guerreiro.
João Job, capitão da nossa Seleção, voltou a falar no final do jogo e referiu: “Foi muito difícil, tivemos pela frente dois grandes adversários. Claramente o nosso objetivo era vencer esta Fase Zonal, conseguimos e estamos todos de parabéns, inclusive os jogadores que não foram convocados. Temos uma responsabilidade muito grande e queríamos dar seguimento ao nosso belo ciclo ao longo dos últimos anos. Sabemos que vamos chegar a qualquer campo e objetivo será ganhar”.
A nossa Seleção inicia no dia 03 de janeiro a preparação para a Fase Final, que decorre de 28 de fevereiro a 03 de março. A AFL é a detentora do título.