Os sócios efetivos da Associação de Futebol de Lisboa, reunidos em assembleia geral, na passada sexta-feira, aprovaram por unanimidade o Relatório e Contas, referente ao período de 1 de julho de 2024 a 30 de junho de 2025. Recorde-se que os atuais órgãos estatutários tomaram posse apenas em 24 de fevereiro de 2025, pelo que grande parte do exercício decorreu sob a responsabilidade da anterior Direção, refletindo por isso, aquele relatório “uma gestão partilhada, com contributos significativos de ambos os executivos”, conforme pode ler-se no relatório da Direção apresentado.
Ao iniciar a assembleia geral pelas 21:00H, dirigida pelo seu presidente, Sérgio Cintra, fez-se um minuto de silêncio em memória do ex-dirigente da AFL recentemente falecido, Nicolau Dias Lopes, que exerceu mandato na Direção entre 1983 e 1986.
Coube ao presidente da Direção, Vítor Filipe, a apresentação dos documentos em apreciação, tendo-o realizado de modo exaustivo e clarificador, destacando o compromisso com o desenvolvimento do futebol distrital e com a promoção dos valores desportivos, apoio aos clubes, formação de agentes desportivos e com a manutenção de projetos diferenciados como a AFL TV e a Vila do Futebol. Já no campo desportivo, enalteceu o aumento do número de atletas inscritos, que suplantaram a barreira dos 40 mil, pela primeira vez. Do ponto de vista financeiro, fruto da boa gestão anterior e que se pretende manter, registou-se um saldo positivo de 244.524,56 € mil euros, que revelam contenção de custos, reforço de receitas próprias e otimização de recursos existentes, libertando mais fundos para serem aplicados no apoio à atividade dos clubes.
Também foi aprovada uma ratificação ao Regimento do Conselho Técnico, a qual foi explicitada no decurso da reunião aos membros presentes, pelo presidente do Conselho Técnico, José Carlos Loureiro.
No ponto da ordem de trabalhos referentes a outros assuntos, houve lugar a intervenções dos representantes dos clubes, revelando aqueles, preocupações, com a falta de policiamento aos jogos e com questões relacionadas com a arbitragem. Tanto o presidente da Direção, Vítor Filipe, bem como o Diretor Executivo/Assessor da Direção, José Ribeiro, prestaram esclarecimentos aos clubes sobre aqueles assuntos, dando conta das diligências desencadeadas junto das entidades públicas competentes, bem como foram ainda discutidas outras soluções para minimizar estes problemas sentidos.






