AG aprova, por unanimidade, as contas e voto de louvor ao presidente Nuno Lobo

Relatório e Contas aprovado, voto de Louvor aos órgãos sociais e aos funcionários da AFL proposto por Joaquim Venâncio, presidente da União Desportiva e Recreativa de Algés, aprovado e ainda um voto de Louvor ao Presidente da Direção Nuno Lobo, apresentado pelo presidente do Real Sport Clube, Adelino Ramos, aprovado por unanimidade e aclamação.
Numa assembleia geral bastante participada, foram vários os representantes dos clubes a realizaram intervenções relacionadas com diversos aspetos da atividade desportiva.

Poderia resumir-se assim o que aconteceu ontem na reunião da Assembleia Geral a Associação de Futebol de Lisboa, com uma ordem de trabalhos cujo principal ponto residiu na apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas referente ao período de 2023/2024.

Com início pelas 21h, o Presidente da Assembleia Geral, Carlos Teixeira, submeteu à votação as atas 11 e 12 (mandato 2020-2024) referentes às assembleias gerais realizadas a 25 e 28 de junho de 2024, tendo ambas sido aprovadas por unanimidade.

Após aquele ponto, o Presidente da Direção Nuno Lobo, fez a apresentação do Relatório e Contas, acompanhado do Parecer do Conselho Fiscal, referente ao exercício de 2023/2024 (1 de julho de 2023 a 30 de junho de 2024). Nesta intervenção, a última numa Assembleia Geral para apresentação do relatório de contas, aquele dirigente fez ainda um balanço do mandato, reiterando alguns indicadores nomeadamente de que aquela direção deixa “mais clubes associados, mais atletas inscritos, mais dinheiro, mais património imobiliário e mais projetos de futuro em andamento, como a Vila do Futebol e com financiamento assegurado”. Para além disso, reafirmou ainda o caminho sustentado que tem vindo a ser concretizado pela AFL TV, na promoção da atividade dos clubes, dos atletas e da prática do futebol.

Coube à responsável pelos serviços financeiros da AFL, Carla Barreto, a apresentação, mas detalhada do relatório em apreciação, dando nota do valor de 139.306,59€ referente ao resultado líquido do exercício em apreciação. Após esta intervenção, o relatório foi submetido à votação, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade.

Logo após este ponto, o presidente da União Desportiva e Recreativa de Algés, Joaquim Venâncio, fez uma intervenção propondo que fosse votado um voto de Louvor à direção, aos órgãos sociais e aos funcionários da associação, pelo trabalho desenvolvido durante este exercício. Voto aceite e aprovado por unanimidade.

Procedeu-se ainda à ratificação do despacho do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, proferido em 20 de setembro de 2024, em virtude do pedido de demissão, por motivos pessoais, apresentado pelo anterior Presidente do Conselho de Arbitragem, Luís Filipe Estrela Maria, procedendo-se a recomposição daquele órgão social, com a imediata entrada em funções de Joaquim António dos Reis Carvalho, como Presidente, Filipe Miguel Gomes Guimarães, como Vice-Presidente e de João Paulo de Jesus Ramos, José Manuel Saraiva dos Santos, Luís Manuel Blanco Rocha Guilherme e Nuno Alexandre Fernandes Vaz, como Vogais.

A terminar, o presidente do Real Sport Clube, Adelino Ramos apresentou uma proposta de voto de Louvor ao Presidente da Direção Nuno Lobo, considerando “o desenvolvimento da estrutura associativa e o reforço da projeção e prestígio da AFL”, “o rigor económico e financeiro a dinamização de projetos estruturantes de que são exemplo a nova sede, a AFL TV e o Centro Desportivo-Vila do Futebol” além ainda de realçar que a sua “liderança se traduziu numa maior proximidade com os clubes filiados independentemente da sua dimensão ou grandeza e nas diversas medidas de apoio”.
No voto, pode ainda ler-se, que se propõe também, uma distinção e reconhecimento aos órgãos sociais, assim como a toda a estrutura funcional e organizativa da AFL”.
O voto foi aprovado por unanimidade e aclamação.