No passado dia 21 de abril, o Mundo tomou conhecimento do falecimento do Papa Francisco. Jorge Mário Bergoglio, tornou-se Sumo Pontífice em 2013, tendo nestes 12 anos de pontificado promovido mudanças relevantes na Igreja Católica. Com a sua humildade, abraçou tudo e todos.
Amante confesso de futebol, enquanto atividade integradora, inclusiva e de união, o Papa Francisco, apadrinhou o primeiro Torneio Internacional de Futebol Jovem com o seu nome, realizado em Lisboa, em março de 2016, no estádio 1º de Maio – INATEL e organizado pela Associação de Futebol de Lisboa.
Neste momento, em que nos deixa, recordamos as suas palavras aquando desse momento… “Quando era criança, ia sempre ao Estádio de San Lorenzo de Almagro. Ia a família toda, incluindo a minha mãe”, recordou então na mensagem enviada aos promotores do torneio.
Em meu nome, em nome de todos os órgãos sociais da Associação de Futebol de Lisboa, expresso a minha profunda tristeza pelo falecimento do Papa Francisco.
Estou certo de que o Mundo o recordará como um Homem de fazer pontes, de abrir os braços da Igreja a todas as causas e a todas as pessoas, independentemente da sua condição.
A sua humildade e serenidade, patentes na sua última aparição em público, vão para sempre ser lembrados. Saibamos seguir o seu exemplo e regar devidamente as sementes que nos deixou.