sub13 com participação muito positiva

A primeira edição do Torneio Interassociações Sub13 de Futsal Masculino foi muito positiva para a Associação de Futebol de Lisboa. Três vitórias em quatro jogos e uma demonstração de ótimo futsal coletivo e momentos individuais de grande recorte técnico.

“Este torneio foi uma novidade para toda a estrutura, porque nunca houve um Interassociações Sub13 e nesse sentido a avaliação final é extremamente positiva. Estes jovens conseguiram em quatro dias proporcionar momentos de excelência.”, referiu João Gonçalves, selecionador dos sub13. “Desportivamente também ficamos satisfeitos apesar dos resultados serem em teoria o menos importante, mas acabámos por sair do torneio com um saldo extremamente positivo. Volto a realçar a extraordinária qualidade e competência destes jovens que têm 12 e 13 anos e que já conseguem interpretar muito bem as ideias dos treinadores e isso traduziu-se no excelente futsal praticado”, acrescentou.

O técnico disse ainda: “Queria deixar uma palavra de agradecimento muito especial aos nossos adeptos nestes quatro dias porque foram incansáveis no apoio a esta equipa. Por fim e não menos importante um agradecimento aos mais de 80 clubes que temos neste escalão e que disputam o campeonato distrital. Estão a realizar um fantástico trabalho e dificultaram ao máximo as nossas escolhas, porque seguramente que muitos mais jovens tinham qualidade e capacidade para estar neste grupo”.

Golos da nossa seleção diante da AF Aveiro:

A participação nesta prova, que decorreu em Évora, começou no sábado com uma vitória por 5-3 diante da AF Aveiro. Depois, no domingo, a nossa seleção perdeu diante da AF Porto por 2-3. Na segunda-feira derrotou a AF Setúbal por 5-1 e no último jogo, o resultado foi de 7-1 favorável à AF Lisboa frente à AF Braga.

“Tivemos uma participação exemplar, realizando boas exibições em todos os jogos. Os nossos jogadores demonstraram qualidade e potencial para ingressar nas seleções nacionais. Acima de tudo que continuem a divertir-se dentro de campo como nestes quatro dias, deliciando todos aqueles que tiveram o privilégio de os ver dar estes primeiros passos nas seleções”, disse Marco Guerreiro, coordenador técnico da AFL. “A todos os clubes o nosso obrigado pela colaboração e o reconhecimento do excelente trabalho que estão a desenvolver na formação de base, que é o pilar de toda a estrutura do futsal nacional”, acrescentou.

Dinis Duarte, vogal da Direção da AFL e chefe de comitiva, referiu: “O balanço é positivo, os nossos atletas puderam mostrar-se aos responsáveis da seleção e tiveram muito boas prestações. Esperávamos ganhar os quatro jogos, mas perdemos com a AF Porto num jogo equilibrado em que não fomos eficazes. De referir também que os nossos jogadores tiveram um comportamento exemplar”.

Golos da nossa seleção diante da AF Braga:

O Torneio Interassociações teve como objetivo a observação, por parte do staff técnico da Federação Portuguesa de Futebol, de jogadores de todas as 22 Associações Distritais e Regionais do país com a finalidade de construir a seleção nacional. Estiveram presentes 264 jogadores em Évora, dos quais 60 serão chamados aos centros de treino das seleções nacionais.

Os 19 golos da seleção lisboeta foram marcados por:

– Ricardo Duarte – 6
– Álvaro Jesus – 6
– Gustavo Oliveira – 2
– Bruno Cardoso – 2
– Rodrigo Estriga – 1
– Luís Cardoso – 1
– Salvador Silva – 1

António Silva, Vice-Presidente da AFL com a pasta das seleções, mostrou-se agradado com a participação: “O balanço é positivo, não vencemos todos os jogos, mas estivemos muito bem neste torneio que é um marco histórico para o futsal, dado ser o primeiro da categoria sub13. Os nossos jogadores mostraram ter muita qualidade e, claramente, alguns vão ter um grande futuro se não se desviarem do caminho”. O dirigente acrescentou ainda: “Há muito futuro nesta geração, não só da parte dos nossos jogadores, mas de muitos que tiveram oportunidade de participar no Interassociações. Neste escalão temos muita competitividade em Lisboa, graças ao grande trabalho dos clubes. Por isso esta seleção teve cinco clubes a ceder jogadores”.

A AFL agradece a toda a organização do Torneio pela ajuda prestada durante a prova.