Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

05-01-2015

José Augusto Visita o Museu

José Augusto Pinto de Almeida, de seu nome completo, de 78 anos de idade, foi um genial jogador que encantou gerações com a sua técnica, postura e entrega ao jogo, características impares que levavam os adeptos de todo o mundo a aplaudirem-no delirantemente sempre que actuava em qualquer estádio.

Nasceu como jogador no Futebol Clube Barreirense onde foi seleccionado como internacional júnior, depois transferiu-se para o Sport Lisboa e Benfica. Aqui manteve-se até terminar a sua brilhante carreira de praticante, depois de ter conquistado vários títulos, entre 2 Taças de Campeões Europeus, 8 campeonatos nacionais e 3 Taças de Portugal. Pela selecção portuguesa esteve em 45 desafios e marcou 9 golos. Representou também a selecção da Associação de Futebol de Lisboa, da qual é seu Sócio de Mérito.

Passou a exercer a função de treinador cargo que desempenhou no Vitória de Setúbal, Barreirense, Portimonense, Farense, Penafiel, assim como em Espanha e Marrocos. Nesta actividade tem um título único e curioso: Foi seleccionador nacional português nas equipas principais masculina e feminina.

Em 1966, pelo seu desempenho na epopeia da selecção portuguesa no Mundial de Inglaterra, com a obtenção do 3º lugar, recebeu a comenda Infante D. Henrique.

Nesta época de 2014/2015 a Direcção da Associação de Futebol de Lisboa teve o privilégio de lhe atribuir o título de Patrono da Taça de Honra no centenário da criação de tão importante competição, deferência igualmente atribuída ao seu brioso adversário e colega Pedro Gomes, do Sporting Clube de Portugal, ilustre clube fundador desta AFL.

Nota: José Augusto nesta sua visita teve como acompanhante o sr. Mano Silva, ilustre presidente do Grupo Desportivo União Ericeirense, como a imagem demonstra.

foto1


foto2


foto3