Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

24.05.2016

O decano da arbitragem portuguesa visitou-nos!

Maximino Afonso, árbitro jubilado nacional, cumpriu um seu desejo ao deslocar-se até nós, tendo visitado o Museu onde muitas recordações viveu pelo forte elo que o liga à casa que bem conhece desde os anos cinquenta...

Maximino Joaquim Afonso, lisboeta de nascimento (25 de Novembro de 1925), filiou-se na AFL no dia 27 de Junho de 1951, quando iniciou a actividade e a ela dedicou 26 épocas (ininterruptas, diga-se!), tendo dirigido centenas e centenas de jogos distritais e nacionais, dando, também a sua colaboração em partidas internacionais. Desde 1955 até ter terminado a carreira (1975/1976), fez sempre parte do quadro nacional. Desempenhou, ainda, as funções de Observador de árbitros assim como de Formador, com os seus pupilos a atingirem patamares de excelência. Em 21 de Março de 1986 esta casa distinguiu-o com o título de Sócio de Mérito. Nos tempos livros foi um grande animador na realização de eventos populares, culturais e desportivos onde não deixava de manifestar a sua veia poética! Enfim, um bom homem, um bom árbitro, uma legenda, um exemplo!

A acompanhar a visita estiveram o director da AFL, sr. Carlos Seixas, Guilherme Henriques e Alberto Helder.

Maximino Afonso no livro de honra assinou a seguinte mensagem:

É com a mais subida honra e reconhecimento que a convite do meu particular amigo Alberto Helder me proporcionou uma agradável visita ao Museu da AFL, na qual fiquei maravilhado com este extraordinário espaço que muito se deve ao excelente trabalho de todos”.

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8


foto9


foto10


foto11


foto12


foto13


foto14


foto15


foto16