Logo AFL
Associação de Futebol de Lisboa
banner

Galeria de fotos

06-07-2015

Clube de Futsal de Oeiras Visita o Museu!

Hoje foi uma tarde muito agradável de se passar no Museu com a graciosa visita duma grande representação do prestimoso filiado desta centenária Associação, o Clube de Futsal de Oeiras (fundado em 22 de Setembro de 2006).

À comitiva, composta por jovens e acompanhantes (quase trinta ilustres visitantes), foi-lhe proporcionado dar a conhecer com tempo e vagar os episódios marcantes do desporto-rei em Portugal, desde os seus primórdios, com algumas situações dignas de constarem em compêndios escolares, dada convivência entre o futebol e a comunidade através de decénios e os exemplos vividos servem sobremaneira para os dias de hoje, principalmente para os que estão em idade estudantil, com muita vontade de continuarem a assimilar os bons costumes, maneiras e princípios.

Para além de se falar nos valores que devem seguir os desportistas, como o desportivismo, camaradagem e o respeito, também se falou de Futsal, historiando o seu início, mas com especial incidência com o feito da primeira selecção portuguesa, que actuou em 1987 em Espanha (venceu o prémio Fair-play, sem ter recebido um único cartão amarelo), e era totalmente constituída por jogadores que actuavam no campeonato lisboeta, dado ser a AFL a que iniciou, em Portugal, a variante e promoveu a primeira competição oficial.

Indo um pouco atrás diremos que na década de cinquenta a Associação de Futebol de Lisboa lançou uma campanha de promoção desta variante, realizando jogos em três localidades, sendo uma delas, Oeiras!

Fazemos votos para que alguns dos presentes possam vir a vestir a camisola da equipa de todos nós e participar nos próximos mundiais da modalidade, seja qual for o escalão etário.

Incentivámos, ainda, as jovens para o exemplo da futebolista portuguesa Carla Couto, que detém o fantástico recorde (único em Portugal!) de ter envergado a camisola das quinas por 145 vezes, o que é uma boa meta para se alcançar por quem tenha pretensões em ultrapassar tal façanha!

No final da visita a Associação de Futebol de Lisboa, não só ficou muito honrada com a presença de todos, como ofereceu, como lembrança, uma bola de futsal ao clube, um par de cartões disciplinares (amarelo e vermelho) e pequenos presentes aos jovens e monitores, que deixaram uma simpática mas sentida mensagem no livro de honra.

foto1


foto2


foto3


foto4


foto5


foto6


foto7


foto8


foto9


foto10


foto11


foto12


foto13


foto14


foto15


foto16


foto17


foto18


foto19


foto20


foto21


foto22


foto23


foto24


foto25