111 anos a fazer história!

Já vai longínquo o dia 23 de setembro de 1910. Quando um grupo de amantes do desporto-rei tiveram o arrojo de fundar a Associação de Futebol de Lisboa. A primeira num Portugal que poucos dias depois, precisamente a 5 de outubro, num momento marcado por enorme conturbação política, via ser proclamada a República no nosso país. Chegámos primeiro. Essa é a realidade. Insofismável. Indiscutível.

Outros tempos. Muito diferentes. Dos tempos atuais. Mas com um denominador comum: a paixão pelo futebol. Que ano após ano, década após década e certamente século após século, se foi mantendo, se mantém, se irá manter. Porque essa é a nossa marca. Dos nossos clubes. Dos nossos dirigentes. Dos nossos atletas. Dos nossos treinadores. Dos nossos árbitros. Enfim, de todos quantos vão escrevendo a narrativa da Associação de Futebol de Lisboa.

Vivemos tempos difíceis. Tempos em que uma pandemia teima em afastar aqueles que queremos abraçar. Qual celebração de um golo. Num qualquer estádio. Exaltando os valores que nos unem. Que nos fazem transcender. Aqueles a que nos agarramos. Como se não houvesse amanhã. Porque esse é o nosso destino. A nossa fortuna. A nossa paixão. Ilimitada.

Tempos de superação. Que mostraram, continuam a mostrar, a resiliência dos nossos homens e mulheres. Que todos os dias mantêm viva a chama do associativismo. Do clubismo. Em cada localidade, em cada bairro, orgulhosamente levantando bem alto a sua bandeira. O seu emblema. Como nós fazemos. Na Associação de Futebol de Lisboa. Na nossa casa. Na vossa casa. Na casa de todos nós.

O futuro espera-nos. Ainda mais promissor. Porque queremos que assim seja. Porque os nossos clubes assim o merecem. Porque assim vai ter que acontecer.

Já deixámos 111 anos para trás. Muitos outros teremos pela frente. De sucesso. Prosperidade. Mas acima de tudo de continuada dignificação daquilo que nos move: os nossos clubes.

Parabéns AFL!

 Lisboa, 23 de setembro de 2021

A Direção