Candidatos a árbitros com mais uma aula prática

Decorreu este fim de semana no pavilhão da escola secundária da Ramada, concelho de Odivelas, mais uma aula prática dos candidatos a árbitros de futsal.

Nesta aula, ministrada pela dupla de árbitros formadores Pedro Fragoso e Miguel Castilho, os candidatos puderam visionar vídeos sobre situações que ocorrem durante o jogo, acompanhadas de explicações ministradas pela dupla de formadores.

Na segunda parte do treino, decorreram ações de natureza mais prática como a execução e repetição de exercícios em diversas estações que se encontravam distribuídas ao longo da quadra de jogo. Nesta parte da aula houve um grande enfoque para a correta execução da sinalética a exibir pelo árbitro, em campo, durante o jogo.

Para este curso, inscreveram-se 188 candidatos, repartidos entre Futebol e Futsal, registando-se que 18 são candidatas do sexo feminino e 170 do sexo masculino.

A acompanhar esta sessão de trabalho esteve sempre presente o vogal do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, Ricardo Fonseca, também ele um ex-árbitro.

Este curso que tem como patronos os árbitros Miguel Castilho (futsal) e José Quitério Almeida (futebol), vai decorrer até 28 de fevereiro, finalizando com a realização de exames teóricos e físicos. No decurso da fase teórica, o ensino será ministrado em regime de be-learning, tendo as sessões práticas a duração de 50 horas. Após isto, segue-se um estágio de 100 horas.

Os candidatos aprovados, começam posteriormente a atuar em jogos das camadas jovens, acompanhados por árbitros mais experientes, sendo que cada um dos estagiários terá alocado um tutor.