AFL… 113 anos de história!
Dia 23 de setembro de 1910. Data da fundação da Associação de Futebol de Lisboa, pioneira no movimento associativo desportivo no nosso país. Ao completar no dia de hoje o seu 113º aniversário, num percurso marcado por muita e rica história, sempre ao serviço dos seus clubes filiados, em particular e do futebol nacional em geral, a Associação de Futebol de Lisboa foi, é e continuará a ser um dos baluartes do desporto nacional. Não só por tudo aquilo que representa no contexto do futebol português, mas pelo exemplo que de si tem emergido para uma sociedade cujos valores que lhe deviam estar intrínsecos, são muitas vezes atirados para as calendas.
São 113 anos de um vasto e rico historial, evocados num momento em que a Associação de Futebol de Lisboa se prepara para novos e enormes desafios, só possíveis de ultrapassar fruto da resiliência, da perseverança, mas acima de tudo da vontade de muitos homens e mulheres que continuam a dar asas aos seus sonhos. Aos nossos sonhos. Dos nossos clubes, dirigentes, jogadores, treinadores, árbitros e demais agentes desportivos, figuras ímpares e aos quais estamos todos reconhecidamente agradecidos. Os seus verdadeiros e permanentes embaixadores. São eles a razão da nossa existência. Da nossa AFL.
Ultrapassado mais um aniversário, num momento de inegável consolidação e dinâmica, evidenciada de forma axiomática num crescimento exponencial do número de praticantes e afirmação dos nossos clubes na liderança do futebol, futsal e futebol de praia nacional, tantas são as conquistas que têm protagonizado. Mas não queremos ficar por aqui. Em cada obstáculo que enfrentamos, vislumbramos sempre uma oportunidade para continuarmos o nosso trabalho. De forma séria e responsável. Como sempre o fizemos. Respeitando aquilo que é a vontade dos nossos clubes filiados, os seus constrangimentos, cientes dos desafios que continuam a ter pela frente. Porque cada meta que os vemos alcançar é resultado do seu esforço, da sua dedicação, do trabalho das suas equipas, muitas vezes desenvolvido sem o reconhecimento que lhes é devido.
A todos a Associação de Futebol de Lisboa expressa a sua profunda gratidão.
Parabéns, AFL!