A Seleção de Sub13 Masculina de Futsal da Associação de Futebol de Lisboa partiu nesta sexta-feira para Évora, onde entre sábado e terça-feira vai disputar o Torneio Interassociações.
Esta prova não consagra vencedor, mas é de extrema importância para os atletas que serão observados tendo em vista a integração das seleções nacionais.
“Este torneio é uma das grandes oportunidades que estes miúdos têm para mostrar o seu potencial e o excelente trabalho desenvolvido pelos clubes de Lisboa. Na minha opinião vão estes 12 jogadores, mas seguramente que haveria mais uns 20 ou 30 com potencial para integrarem o grupo e que terão naturalmente as suas oportunidades”, refere o selecionador João Gonçalves.
“Fizemos uma preparação boa, dentro das nossas expetativas, onde realizamos dois jogos de preparação com equipas Sub15 e onde conseguimos pôr em pratica os fundamentos do nosso trabalho e das ideias que vamos passado. Penso que estamos preparados e que a mensagem passou e agora é esperar pelos jogos. Para além da vertente desportiva, que os jogadores se divirtam e que desfrutem destes primeiros momentos no contexto de seleção, mas sempre com a ambição de querer dignificar a camisola e a instituição que representamos”, acrescenta o técnico.
Gustavo Oliveira, capitão da seleção, diz que “Acho que vai ser um bom torneio para nos habituarmos ao que é as seleções. É a primeira vez que vai haver esta competição em sub13 e todo o grupo está orgulhoso de participar”.
Também o chefe de comitiva, Dinis Duarte, membro da Direção, deixa o mote: “Queremos que estes jovens se divirtam e que consigam mostrar o seu valor, isso é mais importante do que o resultado que possam obter em cada jogo. Terão aqui a oportunidade de se mostrar aos quadros técnicos da Federação Portuguesa de Futebol e certamente irão aproveitar a oportunidade”. “Este é um novo torneio que foi criado pela FPF e esperamos que os nossos atletas dignifiquem a AFL”, refere ainda.
Marco Guerreiro, coordenador técnico, indica que “este Torneio Sub13 é o primeiro neste escalão e significa o primeiro momento de deteção e seleção de talentos para as seleções nacionais. Lisboa, sendo uma das associações que mais jogadores tem fornecido às equipas nacionais, tem uma responsabilidade acrescida neste fase crucial, onde certamente os nossos jogadores, pelo enorme potencial que têm, se irão destacar e iniciar o seu percurso nas seleções nacionais, que esperamos que seja duradouro”. Marco Guerreiro acrescenta ainda: “Lisboa tem já vários campeões europeus e mundiais que passaram pelas seleções distritais. Temos, por exemplo, Zicky Té, Bernado Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos, entre outros. Poder ter feito parte do percurso grandioso destes e de outros atletas é um grande motivo de orgulho para a AFL. Iremos continuar o nosso trabalho de observação no terreno de atletas dos 12 aos 16 anos, no sentido de dar cada vez mais oportunidades a atletas que se destaquem”.
A AF Lisboa irá fazer quatro jogos em Évora. Eis o calendário:
-
- AF Lisboa vs. AF Aveiro – 01/04, sábado, 09h30 – Pavilhão D. Bosco Salesianos – Transmissão na AF Évora TV
-
- AF Lisboa vs. AF Porto – 02/04, domingo, 11h45 – Pavilhão Municipal de Viana do Alentejo
-
- AF Lisboa vs. AF Setúbal – 03/04, segunda-feira, 14h30 – Pavilhão do Agrupamento de Escolas n.º 2 Gabriel Pereira
-
- AF Lisboa vs. AF Braga – 04/04, terça-feira, 11h45 – Pavilhão D. Bosco Salesianos – Transmissão na AF Évora TV
As transmissões referidas serão através das seguintes plataformas: https://afetv.pt/ ; https://www.youtube.com/c/AFevoraTV ; https://www.facebook.com/AFEvora/?locale=pt_PT ; Canal 165888 do MEO (através do botão verde do comando).
Ontem, em jogo de preparação, os Sub13 venceram por 3-2 frente aos sub15 do CPCD, com golos de Ricardo Duarte e Álvaro Jesus. A AFL agradece ao CPCD pela realização desde encontro de tamanha importância para a nossa seleção e também pela cedência do pavilhão.
Os jogadores eleitos para o Torneio Interassociações são:
A.D.R. TIRES FUTSAL – Rodrigo Estriga
G.R.C.P. CASAL RATO – Gonçalo Bento
S.C.U. TORREENSE – Luís Cardoso
S.L. BENFICA – Afonso Moura, Álvaro Jesus, Gustavo Oliveira, Henrique Fernandes, Lourenço Spínola, Salvador Silva
SPORTING C.P. – Afonso Fernandes, Bruno Cardoso, Ricardo Duarte
A comitiva da AFL é composta por:
Dinis Duarte – Chefe da Comitiva e Membro da Direção
Marco Guerreiro – Coordenador Técnico
João Gonçalves – Selecionador
Mónica Garcia – Treinadora Adjunta
Carlos Correia – Massagista
Armindo Domingues – Técnico de Equipamentos